PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Contribuinte terá de incluir CPF de dependentes a partir de 14 anos

Até então, a obrigatoriedade valia apenas para dependentes com 16 anos ou mais

Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)

Contribuinte terá de incluir CPF de dependentes a partir de 14 anos
Os contribuintes terão de incluir na declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) o número do CPF dos dependentes com idade a partir de 14 anos. É  o que prevê a instrução normativa 1.610, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de ontem.
Até então, a obrigatoriedade valia apenas para dependentes com 16 anos ou mais. “A redução da  idade obrigatória de inscrição no CPF para dependentes constantes da  DIRPF [Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física] reduz o risco de fraudes relacionadas a inclusão de dependentes  fictícios na DIRPF e, também, a inclusão de um mesmo dependente em mais de uma declaração.
Em 2015, 890 mil dependentes  se  encontravam na faixa etária igual a 14 ou 15 anos”, explicou a Receita Federal (RF). A entrega da declaração do Imposto de Renda 2016 (ano-base 2015) está prevista para começar somente em março, mas já dá para se antecipar e até para preencher um rascunho no site da RF de forma a evitar dor de cabeça ou contratempos na hora de enviar os dados.
Segundo o portal de notícias G1, as regras deste ano deverão ser anunciadas após o Carnaval. Entre as mudanças no IR estará a tabela com correção média de 5,6%, que começou a vigorar em abril do ano passado.
De acordo com as regras do IRPF, podem ser considerados dependentes: companheiro com quem o contribuinte tenha filho ou viva há mais de 5 anos, ou cônjuge; filho ou enteado, até 21 anos, ou, em qualquer idade, quando incapacitado para o trabalho; filho ou enteado, se ainda estiverem cursando ensino superior ou escola técnica, até 24 anos de idade.
Também figuram na lista de possíveis dependentes: irmão, neto ou bisneto de quem o contribuinte detenha a guarda judicial, até 21 anos; ou em qualquer idade, quando incapacitado para o trabalho; ou com idade de 21 até 24 anos, se ainda estiver cursando ensino superior ou escola técnica, desde que o contribuinte tenha sua guarda judicial até os 21 anos.
FONTE: Correio 24 Horas

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK