PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Grávidas também podem curtir o carnaval; veja dicas

© iStock

As gestantes podem entrar na folia sem correr riscos, veja as recomendações do obstetra e educador físico

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Quando chega o carnaval muitas mulheres gostam de entrar na folia, e não seria diferente com as gestantes. Famosas como Sheila Carvalho, Luiza Brunet, Fernanda Lima e Luciana Gimenez já desfilaram com o barrigão na avenida. No entanto, alguns cuidados são necessários para o bem-estar do bebê e da mamãe.

Segundo o ginecologista e obstetra, Domingos Mantelli, o primeiro passo para quem deseja desfilar ou frequentar festas ou bailes é verificar com o médico se não há qualquer problema com a gestação. “As grávidas com sangramento, cólicas e outros incômodos devem ficar de fora e evitar esse agito”, alerta o médico.

Com o aumento da barriga, o centro de gravidade da futura mamãe pode se deslocar tornando mais fácil o desequilíbrio e, consequentemente, as quedas. “Empurrões, quedas e pancadas na barriga, mesmo que sem querer, podem levar a um parto prematuro. É preciso cuidado com as aglomerações por causa disso”, defende Mantelli. É por esse motivo também que o salto alto deve ficar dentro do armário, já que o recomendado é dançar ao invés de pular.
Além disso, a gestante precisa usar roupas e sapatos confortáveis e esquecer as fantasias apertadas, além de evitar lugares abafados, já que o calor pode levar à queda de pressão. “A mulher deve respeitar os limites do seu corpo, descansando sempre que necessário, priorizando uma alimentação saudável. Evitar aqueles petiscos gordurosos, não ingerir bebidas alcoólicas e manter sempre a hidratação com bastante água”, reforça.
O obstetra ainda completa que esse período de carnaval é capaz de influenciar muito o humor da mamãe, liberando hormônios de bem-estar como a endorfina, por exemplo, que serão transmitidos ao bebê.
O preparador físico da Ziva, Felipe Kutianski, relata que alguns exercícios simples, feitos em casa, podem auxiliar as mães no preparo para o carnaval. “Subir e descer escadas fortalece as pernas, além do agachamento livre e do afundo, ajudam no fortalecimento dos glúteos e das pernas. Mas é preciso respeitar o limite da barriga, já que isso vai impedir os movimentos da mulher. É necessário respeitar o limite da gestação”, reforça o preparador.
De acordo com o Kutianski, a região da lombar, local onde as grávidas sentem muita dor, pode ser fortalecida com o exercício de prancha lateral, ou seja, a mulher deve ficar de lado com o cotovelo no chão e o corpo estendido. Isso ajuda a aliviar as dores e aguentar as horas em pé. “Todos os exercícios devem sempre respeitar os limites, principalmente nos três primeiros meses, considerados de risco para o abortamento, entre outras complicações. É preciso cuidado com a intensidade do exercício, além de ser primordial o acompanhamento de um profissional e do médico”, conclui.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
Aviso Importante!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. E-mail: joseni_delima@hotmail.com FAVOR INFORMAR O LINK