PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 23 de junho de 2018

Ameaçado de extinção, periquito-cara-suja volta a se reproduzir

Curiosos, coloridos e barulhentos, eles já foram muito perseguidos. Há 10 anos era raro encontrar um. Hoje são mais de 500 na Serra do Baturité (CE).
CONFIRA O VÍDEO AQUI
POR GLOBO REPÓRTER - 
Edição do dia 22/06/2018
Dá para acreditar que estamos no Sertão? A mata exuberante fica na Serra do Baturité, no sertão central do Ceará. Uma floresta úmida, que mistura vegetação da Mata Atlântica e da Amazônia. Mas como explicar este oásis em plena Caatinga? A resposta está na altitude da serra, que bloqueia a passagem das nuvens que vem do mar. Sem atravessar as montanhas, as chuvas caem e dão origem a uma floresta.

Em meio à mata, a equipe do Globo Repórter conhece o sapo da Amazônia e chega bem perto de uma das serpentes mais venenosas das Américas: a surucucu pico de jaca. Até na mata exuberante a temporada de chuva é um bom presságio. Sinaliza que está na hora de multiplicar a vida. E é só observar com atenção para ver que um morador que estava quase desaparecendo, agora está aumentando a família. É o periquito cara-suja, que escapou da extinção por muito pouco.

Curiosos, coloridos e barulhentos, eles foram muito perseguidos pelos caçadores. Há 10 anos, restavam menos de 250 na natureza. Era raro encontrar um. Hoje, são mais de 500. Graças ao empenho de biólogos e de alguns moradores que aprenderam a importância de preservar a espécie.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK