Quando rimos, ativamos em nosso cérebro a produção e liberação das endorfinas que são substâncias com poder de gerar uma sensação de bem estar, otimismo e alegria.
Esta sensação é conhecida como a “droga natural da felicidade”. E o lado bom disso tudo é que esta substância está dentro de nós e podemos ativá-la.
O riso é utilizado como terapia (risoterapia) e as pesquisas indicam que essa prática excede os limites da simples alegria – ajuda também quem tem
depressão e síndrome do pânico.
Então vamos aprender a rir?
1. Entenda que embora na maioria das vezes a gente ri porque acha graça, o propósito aqui é primeiro rir e achar graça depois. Experimente.
Se você deixar um objeto cair no chão, ao invés de ficar estressado, comece a rir. Você vai se perceber tão ridículo que em pouco tempo vai estar achando graça e rindo “de verdade”.
2. Quando rir, olhe para cima. Isso ajuda na liberação do bem estar. Se você reparar, quando as pessoas estão tristes elas olham pra baixo, ao levantar o olhar quebra-se o padrão de infelicidade.
3. Escute gargalhadas e deixe-se contagiar.
4. Encontre alguém que queira compartilhar este momento com você e riam juntos. Vai ser muito mais engraçado em conjunto.
5. Ria diante do espelho.
6. Aprenda a risada do Papai Noel, coloque a mão na barriga, olhe no espelho e ria: “ho ho ho”.
As dicas apresentadas acima são uma espécie de exercícios e talvez no início você sinta alguma dificuldade. Se este for o caso, tente relaxar primeiro, respirar fundo e até meditar.
Conclusão
Aprender a rir é uma forma de curar-se de suas limitações, de liberar sua criatividade, de aumentar a sua auto-estima < http://www.estimarse.com.br/ >.
É isso aí gente, por mais absurdo que possa parecer é possível aprender a rir mesmo que se esteja de mau humor. Rir por dois ou três minutos ativa a circulação, libera serotonina e endorfinas, e até trabalha músculos da região abdominal. Mas é preciso gargalhar com vontade.
Então, o que você está esperando!
Já praticou alguma dessas dicas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário