PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

433 mil podem ter desconto na conta de luz


FAMÍLIAS DEVEM ADERIR

433 mil podem ter desconto na conta de luz

05.10.2012

Apesar da campanha de divulgação realizada pela Coelce, a adesão ao programa de tarifa social ainda é pequena
Famílias cearenses de baixa renda e de posse do Número de Inscrição Social (NIS), do governo federal, estão perdendo a oportunidade de ter até 65% da conta de energia elétrica abatidos. Trata-se do programa de tarifa social voltado para todos os beneficiados pelos programas assistenciais do governo. Ao todo, o número de lares que podem fazer uso deste benefício chega a 433 mil no Estado, segundo os dados da Companhia Energética do Ceará (Coelce).

A cobertura do programa, no entanto, chega a 1,255 milhão de famílias, de acordo com o gerente de Regulação e Mercado da Coelce, José Caminha Araripe. Foi ele quem apontou a falta de participação dos mais de 400 mil lares, "já que, aqui no Ceará, tem 1,692 milhão de famílias cadastradas no NIS". Para Caminha, não há como falar em falta de informação aos usuários para justificar a falta de adesão, pois uma campanha de divulgação foi feita com todos os clientes da empresa distribuidora de energia há dois anos, por conta do recadastramento dos usuários.

"Em qualquer unidade de atendimento da Coelce os funcionários estão aptos a dar informações sobre o benefício", acrescentou. Ele também lembrou do atendimento por telefone, pelo 0800 285 0196, no qual podem ser tiradas as dúvidas.

Contudo, não há exigências para que a Coelce faça a campanha do programa Tarifa Social de Energia Elétrica constantemente, ficando sobre o governo federal a responsabilidade de levar aos consumidores de baixa renda o conhecimento dos benefícios que lhes são de direito.

Condições e benefícios
Para fazer uso do programa, as famílias têm de ter a renda de até meio salário mínimo per capta comprovada ou possuírem alguém da casa no Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), "o programa também beneficia as famílias inscritas no NIS que possuem renda mensal de até três salários mínimos e que possuam em sua residência pessoas em tratamento de saúde que necessitem da utilização de aparelhos com elevado consumo de energia".

As pessoas enquadradas nesse perfil devem, antes de ir até à Coelce, possuir o NIS. Caso não tenham, devem procurar as Prefeituras e darem entrada com os respectivos comprovantes de renda, endereço e identidade. Já na Coelce, os documentos necessários para o uso são: o NIS, o CPF e a identidade.

ARMANDO DE OLIVEIRA LIMAREPÓRTER 



FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1189019

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK