Evangelho segundo São Lucas 19, 45-48
Naquele tempo, 45Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. 46E disse: "Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração'.
Sexta-feira, 23 de Novembro de 2012.
SANTO DO DIA: São Clemente I, Papa e mártir, São Columbano, abade; Beata Maria Cecília Cendoya y Araquistain, virgem e mártir
Cor litúrgica: Verde
Primeira leitura: Apocalipse 10, 8-11 Leitura do livro do Apocalipse de São João:
8Aquela mesma voz do céu, que eu, João, já tinha ouvido, tornou a falar comigo: "Vai. Pega o livrinho aberto da mão do anjo que está de pé sobre o mar e a terra". 9Eu fui até o anjo e pedi que me entregasse o livrinho. Ele me falou: "Pega e come. Será amargo no estômago, mas na tua boca, será doce como mel". 10Peguei da mão do anjo o livrinho e comi-o. Na boca era doce como mel, mas quando o engoli, meu estômago tornou-se amargo. 11Então ele me disse: "Deves profetizar ainda contra outros povos e nações, línguas e reis".
- Palavra do Senhor - Graças a Deus
Salmo 119
- Seguindo vossa lei me rejubilo muito mais do que em todas as riquezas.
R: Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!
- Minha alegria é a vossa Aliança, meus conselheiros são os vossos mandamentos.
R: Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!
- A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata.
R: Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!
- Como é doce ao paladar vossa palavra, muito mais doce do que o mel na minha boca!
R: Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!
- Vossa palavra é minha herança para sempre, porque é ela que me alegra o coração!
R: Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!
- Abro a boca e aspiro largamente, pois estou ávido de vossos mandamentos.
R: Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 19, 45-48
- Aleluia, Aleluia, Aleluia! - Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem (Jo 10, 27) - Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
Naquele tempo, 45Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. 46E disse: "Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração'. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões". 47Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 48Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.
- Palavra da salvação - Glória a Vós, Senhor.
Comentário ao Evangelho do dia feito por Missal Romano Prefácio da Dedicação de uma igreja
«A Minha casa será uma casa de oração» (Is 56,7)
Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-Vos graças sempre e em toda a parte, por Cristo, Nosso Senhor.
Nesta casa visível, que nos destes a graça de construir, incessantemente concedeis os Vossos favores à Vossa família que, neste lugar, peregrina para Vós.
Aqui nos dais o sinal admirável da Vossa comunhão connosco, e nos fazeis participar no mistério da Vossa aliança; aqui edificais o Vosso templo, que somos nós, e fazeis crescer a Igreja, presente em toda a terra, na unidade do Corpo do Senhor, que um dia tornareis perfeita na visão de paz da celeste cidade de Jerusalém.
Por isso, com os anjos e os santos, nós Vos louvamos no tempo da Vossa glória, e Vos bendizemos e glorificamos, cantando a uma só voz:
Santo, santo, santo...
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário