PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 30 de dezembro de 2012

Cuidado! Calor forte pode levar corpo ao colapso



Cuidado! Calor forte pode levar corpo ao colapso



Termômetro digital perto do Maracanã marcou 46 graus; evite que seu organismo entre em colapso com calor forte
Foto: Ivo Gonzalez 26/12/2012 / O Globo
Evite que seu organismo entre em colapso com calor forte 
RIO - Confusão mental, dor de cabeça, cãibras e desidratação. Temperaturas muito altas como as que têm sido registradas no Rio desde o início do verão podem levar o organismo a um colapso. Os mais sensíveis - como crianças, idosos ou cardíacos - devem redobrar os cuidados com a saúde. Como o calor é extremo, nem só a água protege o corpo de efeitos nocivos. Frutas, sucos e bebidas isotônicas também podem evitar problemas. Atividades físicas ao ar livre entre 10h e 15h, nem pensar!

Dicas:
— Nosso organismo vive em equilíbrio térmico, entre 35 e 37 graus. Abaixo é hipotermia, e acima, hipertermia. Esta segunda pode ocorrer por causas internas, infecções, ou por causas externas, quando a temperatura está muito alta.

Quando o corpo entra em hipertermia, os sintomas são diversos, explica o médico. O corpo pede líquido, e os vasos se dilatam, o que diminui a pressão do sangue. A queda na pressão arterial, chamada de hipotensão, diminui a circulação também no cérebro, o que causa dor de cabeça e confusão mental, levando à irritabilidade e ao mau humor.

— Em casos mais extremos, como idosos e pessoas com problemas vasculares, pode levar a um AVC (acidente vascular cerebral) .

Essa queda na pressão, também provoca cansaço extremo, “aquela sensação de moleza”, disse Alves. A perda de líquido pelo organismo, quando o dia quente está mais seco, pode levar à desidratação. Como se não bastasse a desidratação, a perda de líquido também pode causar cãibras. Isso acontece, explica o médico, porque o corpo perde potássio e sódio, o que impede a contração muscular. Por isso, Alves recomenda que, além de água, deve-se beber outros líquidos nos dias muito quentes:

—Bebidas isotônicas têm a quantidade ideal de sódio e potássio, além da água de coco, que é perfeita para evitar a perda de eletrólito, que evitam as cãibras.

A hidratação também pode ser feita com frutas, sucos e verduras. Os alimentos gordurosos e ricos em açúcar também devem ser evitados porque geram calor no organismo.

Os cuidados com os cardiopatas devem ser redobrados, recomenda o cardiologista Evandro Tinoco, diretor da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj) e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF). Idosos cardíacos perdem a capacidade de ingestão maior de líquidos e, com isso, ficam mais expostos à hidratação.

— Qualquer mal estar, fraqueza ou desmaio pode ser sintoma de desidratação, e o médico deve ser procurado, principalmente pelos cardíacos. Pode até ser feita mudança na medicação para evitar a insuficiência cardíaca.

Na hora de dormir, explica Tinoco, deve-se evitar pijamas pesados, e o quarto deve estar bem ventilado, ou mesmo com ar condicionado ligado.

— Temos de evitar o calor excessivo também à noite, para dormir bem.

Alves explica que idosos e crianças são mais suscetíveis aos efeitos danosos do calor.
- As crianças ainda não tem o controle do que acontece com o corpo e os idosos perderam esse controle - diz o clínico.

Por/Ivo Gonzalez/ O Globo 
Leia Mais ::AQUI:: 


FONTE: http://potenginainternet.blogspot.com.br/2012/12/cuidado-calor-forte-pode-levar-corpo-ao.html

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK