A Capela do Alto Santo foi inaugurada no ano de 1928. Em 2013 ela completa 85 anos de existência. Construída por Cirilino Pimenta em cumprimento de uma promessa, a Capela seria uma resposta ao pedido da Virgem Maria que 42 anos antes teria aparecido e pedido que naquela colina fosse construída uma pequena igreja. A posição em que foi construída tinha por objetivo fazer com que fosse vista pelos que passavam de trem.
Durante algum tempo da Capela do Alto Santo ficou abandonada. Nesse período brotou defronte ao altar, um misterioso espinheiro, que elevou-se até a imagem de Nossa Senhora das Dores e a cobriu por completo. Quando o teto desabou a imagem e o altar ficaram intactos. Assim testemunhou frei Jeremias quando em 1974 visitou o local. Junto com o frade estava D. Risalva que, providencialmente tirou um galho do espinheiro e teceu com ele uma coroa que guardou consigo por quase 40 anos. A coroa de espinhos encontra-se atualmente em poder da Paróquia de Aracoiaba.
Esta pequena Igreja faz parte do conjunto que hoje chamamos Santuário Mãe das Dores. A Paróquia de Aracoiaba tem trabalhado para resgatar e conservar o patrimônio histórico da Igreja e da cidade de Aracoiaba, valorizando o patrimônio histórico material e o patrimônio imaterial de igual importância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário