PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 11 de julho de 2013

VARIEDADES1.COM


A BUSCA PELA PERFEIÇÃO - PERFECCIONISMO
O perfeccionismo é a tendência de acreditar que existe uma forma perfeita de ser e fazer, que pode trazer grandes prejuízos e ser causadora de muitos sofrimentos.

O perfeccionismo pode ter relação direta com patologias como: distúrbios alimentares, depressão e até comportamentos suicidas.

O que é Perfeccionismo?

Alguns autores descrevem o perfeccionismo como uma rede de cognições, onde se encontram expectativas, interpretações para os acontecimentos da vida e a avaliação constante de si e dos outros. Outros defendem, como conceito de perfeccionismo, a tendência para acreditar que existe uma solução perfeita para todos os problemas e, além disso, acreditar que essa é a forma que deve ser buscada, já que o erro traria consequências muito severas.

Muitas pesquisas na atualidade buscam compreender os elementos constituintes do perfeccionismo e sua possível relação com patologias como distúrbios alimentares, depressão, ansiedade, comportamentos obsessivos compulsivos e até comportamentos suicidas.

Muitas vertentes de estudo atribuem à genética certa tendência ao desenvolvimento desses padrões de comportamento, outras colocam o perfeccionismo como “traço da personalidade”, outras ainda buscam explicações no contexto social e nos acontecimentos ao longo do crescimento.

Existem, na atualidade, instrumentos para mensurar o impacto da tendência perfeccionista, como a Escala Multidimensional de Perfeccionismo, desenvolvida no início dos anos noventa por Hewitt e Flett, estudiosos em psicologia, que propuseram um modelo de investigação que considerava três dimensões do perfeccionismo: a auto-orientação, a orientação para o outro e a prescrição social do perfeccionismo.

Quais são os tipos de perfeccionismo?

Para compreender melhor os tipos de perfeccionismo, devemos atentar para as peculiaridades de cada um deles. Como poderemos entender, não se trata de diferentes padrões de comportamento e sim da direção do comportamento perfeccionista. Assim, não podemos classificar uma pessoa de acordo com um tipo específico, mas sim compreender qual é a direção predominante dos investimentos perfeccionistas.

Por exemplo, o perfeccionismo auto-orientado é a dimensão que descreve o direcionamento da exigência perfeccionista nas próprias ações, ou seja, é preponderante em pessoas que são muito exigentes consigo mesmas e buscam constantemente serem perfeitas.

Já o perfeccionismo orientado para o outro, apresenta o mesmo padrão de comportamento exigente, mas cobra das pessoas que estão ao seu redor, como familiares, amigos, colegas de trabalho e funcionários.

Existe ainda um terceiro tipo de perfeccionismo: aquele que é socialmente prescrito. Disso, podemos entender que seriam cobranças vindas das normas sociais, ou seja, exigências da vida em sociedade levadas ao extremo.

O perfeccionismo é uma doença?

Existem autores que defendem que não há forma de perfeccionismo sadio, outros propõem que a exigência extrema pode ser positiva em algumas situações, mostrando alta adaptabilidade. Em uma sociedade onde a excelência e a produtividade são posturas extremamente valorizadas, podemos compreender porque o perfeccionismo possa ser visto como qualidade.

De qualquer forma, o que se deve ter em mente é se a pessoa perfeccionista está sofrendo diante dessa tendência de comportamento, que pode ser geradora de ansiedade e estresse elevados. Isso faz com que, muitas vezes, os sintomas do perfeccionismo sejam confundidos com os de um transtorno obsessivo compulsivo.

Perfeccionismo e Transtornos Alimentares

Como vimos, a tendência perfeccionista está intimamente ligada a diversas patologias psicológicas, entre elas, os transtornos alimentares. A promoção social de padrões de beleza e comportamento cada vez mais rígidos pode ser um agravante dessa situação.

O corpo e os comportamentos são comparados a “exemplos de perfeição”, impossíveis de serem alcançados, mas que são vistos como as únicas formas legítimas de ser. Essa situação social cria condições para que o perfeccionismo seja agravado, causando muito sofrimento àqueles que investem grande energia na busca da perfeição, através de comportamentos que configuram quadros de Anorexia, Bulimia ou ainda Vigorexia, que é a obsessão pelo corpo forte. Os resultados são desastrosos: os prejuízos à saúde física e psicológica chegam a configurar casos fatais, quando a exigência supera a própria vontade de viver.

Perfeccionismo tem tratamento?

Alguns autores defendem que perfeccionistas dependem de um tratamento de longo prazo para que possam aceitar as impossibilidades e imperfeições da vida. Esses autores defendem que o perfeccionismo seja um traço da personalidade, gerado em interações ainda na infância. 

Assim, para que o perfeccionismo possa ser tratado, a pessoa precisa ser levada a compreender que tem padrões muito exigentes. Outra importante parcela do tratamento consiste em proporcionar um ambiente favorável para que a redução da exigência seja compreendida e reforçada, que é a grande dificuldade da sociedade atual, que, como vimos, propõe, ao contrário, padrões extremamente elevados de eficiência, qualidade e produtividade. 

Entre as propostas de tratamento estão diferentes técnicas para trabalhar a ansiedade, ensinar a pessoa a lidar com o erro, aceitar diferenças e experienciar outras formas de realizar atividades. Mas, é importante ressaltar que, antes de qualquer tratamento, o perfeccionista precisa entender que essa forma de agir está lhe causando prejuízos e sofrimentos, para que possa buscar ajuda.

Como saber mais?

O psicólogo Gordon Flett, citado como um dos estudiosos que desenvolveu a Escala Multidimensional de Perfeccionismo, deu uma entrevista à revista Época, que está disponível no conteúdo digital da revista, que é bastante esclarecedora no sentido de conhecer melhor as características do perfeccionismo.


Além disso, outros textos, com relatos da vida de pessoas perfeccionistas podem ser bastante interessantes, para compreender melhor a dimensão do sofrimento e da confusão resultantes dessa tendência, entre eles, podemos citar: “Perfeccionismo não é uma virtude”, da autora Bia Kunze, também disponível on-line.


PESQUISADORES DESCOBRIRAM A "FONTE DA JUVENTUDE”
A magia do Resveratrol. (A maior descoberta da medicina depois da Penicilia)

Pesquisadores da Universidade de Harvard acreditam que descobriram a verdadeira "fonte da juventude ". De fato, um dos cientistas disse a rede de TV “acreditar que este nutriente agora revelado foi a mais importante descoberta médica desde o advento da penicilina”.

E pelas minhas experiências com ele eu também acredito Esses cientistas estão se referindo ao resveratrol, um flavonóide (composto) encontrado na pele e nas sementes de uvas pretas. Somente de uvas pretas.

Cientistas de todo o mundo têm estado invocados por muitos anos sobre como o povo francês pode fumar tanto e comer tantos alimentos ricos em gordura, mas ainda assim ter uma taxa de câncer e doenças cardío-vasculares das mais baixas do mundo. É o tal “paradoxo francês”.

Existe até uma frase bem francesa: “morreu porque não tomava vinho tinto”.( Il est mort parce qu'il ne prenait pas de vin rouge) 
PESQUISADORES DESCOBRIRAM A "FONTE DA JUVENTUDE”
Até agora, os cientistas acreditavam que beber vinho tinto trazia benefícios para a saúde mas não podia colocar seu prestigio em jogo, pois não sabiam com exatidão o porquê..

Agora, eles acreditam que o resveratrol do vinho tinto ativa as células do nosso corpo mantendo-as mais jovens, vendo-se isso de vários ângulos e maneiras.

O maior obstáculo para nos beneficiar do resveratrol é encontrar uma maneira de consumir uma grande concentração desse flavonóide suficiente para nos proporcionar um benefício real e não apenas teórico.

Nós precisaríamos beber muitas garrafas de vinho tinto por dia para obter o benefício esperado do resveratrol e isso não é possível porque beber grandes quantidades de vinho ou outras bebidas bebidas aumentará nossos níveis de insulina, o que acabará por ter um impacto negativo na nossa saúde, entre as quais uma diabetes Mellitus ou outras anomalias.  
PESQUISADORES DESCOBRIRAM A "FONTE DA JUVENTUDE”
Lembre-se que todos os dias nós enfrentamos exposições a radicais livres perigosos.
Não importa o quão saudável levamos nosso estilo de vida ou de quão saudável é nossa dieta alimentar, Isso é um detalhe..

Os radicais livres, é sabido, atacam as células saudáveis, levando-as ao enfraquecimento imediato além de torná-las mais suscetíveis a problemas de saúde. Isto tem um profundo efeito em nossa saúde, principalmente em que idade estivermos. Quanto mais idade mais perigo corremos. .

Além disso, os danos causados pelos radicais livres se acumulam com o passar dos anos.

Mas, como parte do funcionamento normal, o corpo humano, a Obra Prima de Deus, ainda é capaz de manter r adicais livres sob controle e ainda neutralizá-los, a menos que nós : ...

A - Não comermos bem e adequadamente
B – Não tenhamos um sono tranqüilo e adequado
C – Sejamos incapazes de fazer exercícios fisicos regularmente
D – Não vivermos sob stress permanente
E – Não estejamos expostos a poluentes ambientais, tanto do ar quanto da água e até dos alimentos.
Nesse caso o que devemos fazer?

Tomar a dose exata de Resveratrol diariamente, para ajudá-lo a neutralizar a ação nefasta dos radicais livres . Mas como isso será possível e em que serei beneficiado?
• Melhorar sua memória e capacidade de concentração
• Aumentar a eficácia da vitamina C no organismo
• Aumentar o fluxo de sangue no seu corpo
• Reforçar o seu sistema imunológico.
• Diminuição dos sintomas da menopausa, no caso das mulheres
• Ajuda a manter o colesterol dentro de sua escala normal e ter assim um coração saudável

Retardar o envelhecimento, quando comparado com sua situação anterior


TRUQUES DE BELEZA PARA O INVERNO
Os cuidados com a pele neste inverno  tem que ser redobrados, pois nesta época do ano a tendência é nossa pele ficar totalmente ressecada, causando danos terríveis, deixando-a feia, com rachaduras e escamações. Mas pesquisando encontrei diversas dicas de suma importância para o cuidado com nossa pele.

As dicas são as seguintes:

1º) Evitar banhos quentes.

Sempre ouvimos falar sobre isto, mas quem resiste a um banho quente bem demorado neste inverno.

Mas os especialistas advertem. O banho quente resseca a pele por que tira a camada de hidratação.

Banhos frios e mornos são os mais indicados.

2º) Evitar buchas e sabonete, pois eles retiram a camada protetora  da pele, que é a hidratação natural.

Eles não devem ser usados mais de uma vez ao dia. Nos demais banhos diários usar a bucha e sabonte somente nas virílhas, axilas e etc…

O ideal é utilizar sabonetes que não agridem a pele e possuem ação hidratante.

3º) Limpar, hidratar e tonificar. 
TRUQUES DE BELEZA PARA O INVERNO
A limpeza deve ser feita com géis que não contém sabão na fórmula.

Na hidratação devem ser usados produtos próprios para a face. Nunca utilizar hidratantes corporais no rosto.

Para finalizar usar tônicos faciais que controlam o brilho e o PH da pele.

4º) Esfoliar a pele do rosto.

O esfoliante deve ser usado duas vezes na semana, massageando a pele bem devagar. Ele ajuda a eliminar células mortas do rosto e retira as impurezas, o que melhora a oxigenação e proporciona mais luminosidade à pele.

Por falar em esfoliante tem receitinhas caseiras em meu blog que são ótimos esfoliantes naturais.


Fica aí estas dicas preciosas, é só colocar em prática e ter pele hidratada e sedosa. Vamos seguir estas dicas?


LIMÃO - UM ALIADO DO FÍGADO E DA VISÃO
O limão é considerado pela milenar medicina hindu Ayurvédica (a mais antiga do planeta), como "o alimento mais fantástico da humanidade!"

Curiosamente, o limão é a fruta que mais depende da fotossíntese para sua perfeita maturação e fartura em suco. Portanto, o limão é, de todas as frutas e alimentos de origem vegetal, o maior reservatório de energia solar. 

Luz e Prana (energia cósmica) concentrados nesta fruta tão popular, acessível a todos, principalmente nós brasileiros, que vivemos num país tropical, ensolarado. E, para quem vive em países mais frios (carentes de sol), o limão é o reservatório de luz mais fácil de acessar.

No simples ato de ingerir o suco fresco de um limão acontece algo como colocar um quantum de sol dentro de nós, iluminando o nosso interno: cada célula, cada sombra, cada impureza.

Assim sendo, o limão tem motivos de sobra para ser o primeiro na lista dos alimentos que favorecem a vida: o bom-humor, o bom astral, a lucidez, a clareza, a verdade (ilumina tudo), a vitalidade, a fecundidade (de idéias, de visões, de gestação ...) e a memória.

Seu suco fresco, suas flores (que geram o óleo essencial da aromaterapia conhecido como néroli e o floral de limão), suas cores (o verde-limão é especialmente valorizado nos tratamentos via cromoterapia), suas fibras (pectina e celulose), suas vitaminas (C e as citrinas) e o óleo essencial contido na sua casca (d-limoneno) favorecem a: 
LIMÃO - UM ALIADO DO FÍGADO E DA VISÃO
- Vitalidade - quando ativa o sistema imunológico, age como um fixador de vitaminas e sais minerais e como um antibiótico natural;
- Juventude - quando atua como antioxidante e alcalinizante de todos os líquidos corporais;
- Desintoxicação e limpeza de todos os órgãos e sistemas excretores - fígado, rins, pulmões, intestinos e pele;
- Todos os sentidos (visão, olfato, tato, audição, paladar e demais sentidos) - quando harmoniza todos os órgãos, vísceras, sistemas e meridianos de energia.

Mas, quando falamos especificamente de visão, e procurando entender o corpo humano de uma forma holística, como é o caso da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), precisamos falar de fígado e vesícula.

E, quando falamos no fígado, do ponto de vista energético, estamos falando do fígado propriamente, mas também da vesícula biliar, dos olhos, dos ombros, dos joelhos, dos tendões, das unhas, dos seios, e todo o aparelho reprodutor feminino, desde ovários, trompas, útero até a vagina. Por esse motivo, na MTC se diz que o fígado é o órgão mais importante para a mulher, assim como o rim é o órgão mais importante para o homem.

Quando o fígado funciona mal, pode ter certeza que alguns dos aspectos da saúde citados acima (1 ou mais) poderá estar dando avisos, sinais de alerta. Mas, com certeza, a sua capacidade de enxergar a vida, a VISÃO, estará dando sinais gritantes: vamos buscar enxergar atentamente o que está apontando dificuldade.

Procure sim um oftalmologista, para avaliar a melhor forma de tratar os sintomas. Porém a causa, muito provavelmente está no sistema hepático. Ou seja, usar (ou mudar) os óculos, fazer uma cirurgia, poderá solucionar (temporariamente) os sintomas, mas não a CAUSA.

Importante diferenciar o significado de VER do ENXERGAR. O ver é superficial e raramente possibilita registro (arquivos, memórias) do que foi visualizado. O ENXERGAR é uma percepção em estado de alerta, de presença e possibilita o estado meditativo, o registro do aqui e agora. O ENXERGAR costuma ir além do físico, capacitando percepções do que está oculto, o que se conhece como intuição, inspiração ou sexto sentido.
LIMÃO - UM ALIADO DO FÍGADO E DA VISÃO
E, sem ENXERGAR, sem estar percebendo a vida no mundo da realidade (estado de alerta ou meditativo), vai para o espaço a intuição (criatividade e inspiração), a fé (oposto da ansiedade, medo e pânico), o bom-humor e a alegria (qualidade e significância da vida), o equilíbrio e a inteligência (capacidades de enxergar o outro e as soluções).

E trata-se de um círculo fechado: enxergar ajuda na tonicidade do fígado e um fígado saudável nos ajuda a enxergar melhor.

Logicamente, para quem não tem a visão física, estamos falando da visão transcendental.
Encarar serenamente um desafio - enxergá-lo de frente -, sem ilusões (falsas expectativas, auto-enganos ou mentiras), sem esconder as prioridades e providências debaixo do tapete; torna tudo mais fácil e digerível. Solucionável.

Esse comportamento facilita a decomposição dos alimentos, inclusive os mais pesados como as gorduras e vitaminas oleosas. A digestão dos desafios da vida. A leveza e gostosura da superação. Os olhos que brilham (sem necessitar de palavras) e transbordam a felicidade. Felicidade não se conta ou explica, irradia-se através dos olhos, dos poros.

Atitudes negativas, de não querer enxergar os desafios, de não se preparar para enfrentá-los, torna os desafios ainda maiores, dificultando todas as funções do fígado, vesícula e visão. Tudo fica indigesto, mais difícil de enxergar.

Felizmente, o fígado possui uma grande capacidade de regeneração, qualidade intensificada em pessoas mais flexíveis às mudanças e com facilidade de se refazerem a partir de situações difíceis.

E, nesta situação, o consumo diário do limão é uma decisão sábia, pois ele será um cúmplice, uma ferramenta para a pronta recuperação deste sistema, reativando a harmonia metabólica do organismo. 

O limão, com seu sabor ácido e poder laxante irá atuar como um desintoxicante específico. Sua qualidade solar irá tornar hilária as atitudes de acumular iras, ilusão de culpar os outros, vítima e apego ao não enxergar.

Metafisicamente, os distúrbios do fígado são provenientes do hábito de se queixar com amargura e rabugice apenas para se iludir (resistir às mudanças, ao próprio poder) de pensamentos agoniados, plenos de raiva, medo e ódio de situações do passado. Revela um não querer ENXERGAR ou enxergar-se. Simples, não?


Já ouviu alguém falar: A raiva me cegou! Diante do medo me deu um branco! Era tanto ódio que não conseguia enxergar!


ACREDITE EM SEU POTENCIAL
Muitas pessoas deixam de conseguir o que desejam por que não tentam, ou na maioria das vezes tem medo de errar no final e ficar frustradas com o resultado do seu esforço, se você esta querendo chegar em algum lugar mais tem medo de falhar em seu objetivo, digo para você não ficar tão apreensivo com o resultado, lembre-se que em cada ação em nossa vida, exige garra e assumir os riscos, sim todos nós somos passíveis de tentar lutar por algo, conquistar ou então perder no final, são realmente coisas da vida.

O que é uma coisa ilógica e ficar de braços cruzados e dizer, "há eu não vou conseguir mesmo", você acha que agindo assim vai chegar em algum lugar ou vencer nesta vida? Claro que não, para vencer é necessário lutar, eu não preciso ficar falando para vocês que sem luta não há vitória! Ter medo é uma coisa muito natural no ser humano, mas como saber se uma coisa vai dar realmente certo se você nem ao menos tentar. Muitas pessoas duvidam de seu potencial de inteligência, habilidade e vocação para certos empreendimentos, digo para você amigo, não desista de seus sonhos, lute e se realmente não tiver talento para fazer algo, vença pelo esforço.

Sim, podemos também vencer pela persistência, hoje em dia muitas pessoas que não tem tanto talento estão vencendo em diversas áreas devido o seu esforço, sim, confiar no potencial é importante, porém a vitória anda de mãos dadas com o esforço, não espere as coisas caírem do céu, lute e verá que no final obterá a vitória. 
ACREDITE EM SEU POTENCIAL
E nada de ficar analisando as pessoas a sua volta dizendo assim:"há o fulano é melhor do que eu" ou então: "ele conseguiu porque deu sorte mais eu jamais chegarei lá", pensamentos assim não te levam a canto nenhum e muito menos te fará ser um vencedor. 

Seja guerreiro e siga em frente e, veja no futuro que valeu lutar, porque você é um vencedor, foi para isso que você nasceu neste mundo, você veio neste planeta para se tornar um vencedor, então mãos a obra vamos começar a vencer.


Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK