PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 29 de outubro de 2013

SENTA AÍ QUE LÁ VEM RECEITA

Bolo de chocolate perfeito

Sim, ele existe!
O bolo de chocolate macio, fofinho, com cor de chocolate, cheiro de chocolate e com muito recheio de creme de chocolate existe!
Veja a beleza que fica:
Deu vontade?
E se eu disser que, com dicas simples, você vai conseguir fazer sem erros e até com certa facilidade?
Quer a receita?
Vem comigo!

Antes vou dar umas dicas que funcionam comigo e que facilitam na hora de fazer este ou qualquer outro bolo.
  1. Para começar lembre sempre de usar ovos e manteiga ou margarina em temperatura ambiente.
  2. Ao entrar na cozinha para fazer o bolo comece separando os ingredientes, medindo-os corretamente antes de começar a receita. Evita começar e perceber que falta algo.
  3. Depois de separar os ingredientes ligue o forno, coloque em 180º e deixe pré-aquecendo.
  4. Outra coisa boa é peneirar os ingredientes secos. Eu peneiro separado: farinha de trigo, chocolate em pó e fermento. Isso deixa o bolo mais fofinho e mais leve.
  5. Uso sempre açúcar refinado mas se a receita pedir o açúcar cristal ou demerara, por exemplo, em geral eles precisam ser dissolvidos em algum líquido antes para não deixarem o bolo pesadão.
  6. Unte sempre a assadeira. Eu unto apenas o fundo pois se untar as laterais o bolo "encolhe".
  7. No caso do bolo de chocolate eu polvilho chocolate em pó depois de untar. Assim o acabamento do bolo fica melhor. Em bolos brancos polvilho farinha de trigo. Tiro o excesso batendo levemente a assadeira na cuba da pia.
  8. Jamais asse o bolo em temperatura muito alta.Se a temperatura for alta demais as bordas assam antes, fazendo com que o meio suba, causando aquele efeito cogumelo, sabe? Sem contar que pode queimar dos lados e ficar cru no centro.Temperatura sempre abaixo de 180º, tá?
  9. Uma dica de ouro para ter um bolo úmido é colocar uma assadeira com água no chão do forno quando liga-lo para pré-aquecer. Funciona, vai por mim.

Dicas dadas, vamos à receita?
É tão simples que você vai ficar ba-ban-do...

Para a massa separe:
4 ovos
2 xícaras e meia (das de chá) de farinha de trigo
2 xícaras (das de chá) de açúcar
100 gramas de manteiga ou margarina sem sal
1 pitada de sal
1 copo (250 ml.) de água quente
1 beterraba média cozida e amassada como purê (aqui você se pergunta se leu direito. Sim, leu. É beterraba mesmo)
2 xícaras (das de chá) de chocolate em pó de boa qualidade. Não é achocolatado, tá?
1 colher (das de sopa) bem cheia de fermento em pó.

Comece separando as claras das gemas; bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas com a margarina ou manteiga e o açúcar até formar um creme fofo e bem homogêneo.
Coloque o purê de beterraba. E continue batendo.


Com a batedeira ligada vá adicionando os ingredientes secos, alternando com a água morna. Se a farinha for muito seca pode ser necessário um pouco mais de água, tá?

Depois que os ingredientes estiverem bem incorporados desligue a batedeira e acrescente as claras em neve, misturando delicadamente, de cima pra baixo. Não é bater, é incorporar.
Para finalizar acrescente o fermento em pó, mexendo delicadamente para não tirar o ar das claras em neve que foram incorporadas.
Despeje sobre a assadeira untada e polvilhada com chocolate em pó e coloque para assar. Eu prefiro assadeira redonda, cerca de 25 centímetros de diâmetro. Forma redonda é melhor para dividir o bolo depois de assado, para rechear.

Não abra o forno antes de ao menos 25 minutos de forno.
Como cada forno é diferente um do outro calcule o tempo como está habituada. Em geral não passa de 40 minutos, em forno até 180º. No meu não leva nem 25 minutos.

Enquanto assa faça o recheio:
Leve ao fogo 2 lata2 de leite condensado, 3 colheres bem cheias de manteiga e 1 xícara(das de chá) bem cheia de chocolate em pó.
Mexa com vontade para não criar gruminhos, até desgrudar do fundo da panela.
Desligue o fogo e acrescente 10 colheres de creme de leite. Mexa bem e deixe esfriar. O creme de leite vai quebrar um pouco o doce do brigadeiro, aveludar o recheio e impedir que ele endureça demais.

Quando o bolo estiver assado deixe-o descansando em uma grade.
Quando estiver quse completamente frio corte-o ao meio.
Eu faço assim: passo uma faca afiada na lateral, marcando onde vou cortar.
A seguir passo uma linha de nylon pela marcação e seguro ambas as pontas da linha. Quando puxamos o corte ao meio foi feito à perfeição.
Separe as metades, recheie, junte as partes e passe uma leve camada do recheio em torno do bolo.
Decore usando raspar e lascas de chocolate ao leite. Se não quiser pode simplesmente cobrir com o creme do recheio. Se tiver um bom granulado de chocolate também fica bom. Tem uns que são quadradinhos, sabe? Uma delícia!

Deixe na geladeira até o momento de servir.
Faz aí e me diz se não é a delícia em forma de bolo!

Ah, sim! A beterraba!
Ela serve para deixar o bolo ainda mais fofo e úmido.
Não deixa gosto, realça a cor e acrescenta fibras.
Pode ser substituída por abobrinha ralada.


......................................................
RECEBI POR E-MAIL

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK