8 erros de quem estuda para concursos
Olá concurseiros!
Para passar em um concurso público , às vezes, é preciso mais do que força de vontade. Ser um servidor público tornou-se hoje um sonho buscado pela maioria dos brasileiros e nem sempre quem passa é o mais preparado intelectualmente. É necessário que haja dedicação, objetivo, comprometimento, organização e estudos. A intensa rotina de estudos é essencial, mas há outros aspectos que também devem ser observados. Há vários erros praticados por concurseiros. Estudar sem um plano de estudo a não praticar atividades físicas são alguns exemplos.
1. Aguardar o edital para começar a estudar
A leitura do edital é essencial para que as disciplinas a serem estudadas possam ser listadas. Esperar não é indicado. “Se você já tem um objetivo, procure os editais passados e já comece a estudar”, explica.
2. Estudar sem focar
Se o concurseiro não sabe qual é seu concurso alvo, foque pelo menos, nas disciplinas gerais e estudar bastante. Já que a dúvida está em quais disciplinas técnicas terá que estudar, é preciso dedicar a matérias como português e atualidades.
3. Não ter um plano de estudo
4. Estudar exageradamente
É preciso tirar um dia para se dedicar a outras atividades como, por exemplo, esportes e lazer. O equilíbrio é a chave para passar em um concurso. Dependendo do tipo de concurso, as atividades físicas precisam de dedicação, assim como os estudos.
5. Estudar mais as matérias que gosta
Odeia estudar informática? Ou direito penal? E, por isso, se esquiva delas na hora de estudar? O concurseiro tem que fazer o contrário: dedicar mais nas matérias que não tem conhecimento e que são mais difíceis, na opinião do concurseiro.
6. Estudar pensando a curto prazo
Alguns editais de concursos públicos demoram anos para serem divulgados, por isso, é preciso aprender a estudar pensando no longo prazo. É preciso procurar técnicas de resumo e revisões para que o conteúdo não seja esquecido após um tempo.
Alguns editais de concursos públicos demoram anos para serem divulgados, por isso, é preciso aprender a estudar pensando no longo prazo. É preciso procurar técnicas de resumo e revisões para que o conteúdo não seja esquecido após um tempo.
7. Não revisar o conteúdo estudado
Ninguém é capaz de assimilar todas as matérias de uma vez. Para muitos, estudar um assunto de cada vez pode ser vantajoso, mas sem a revisão, este conteúdo não será lembrado depois de meses.
8. Não se preparar emocionalmente
É preciso ter uma maratona de estudos e uma maratona emocional. Os concurseiros, principalmente os iniciantes, cometem o erro de só se preocuparem em estudar. Na hora da prova, ele fica tão nervoso que não consegue se lembrar do que estudou nos últimos meses.
Por isso, os especialistas recomendam técnicas de respiração e atividades físicas que podem ajudar tanto no preparo emocional quanto nos estudos.
Fonte: Exame
FONTE:CANAL DO ENSINO
Nenhum comentário:
Postar um comentário