Segundo reportagem do jornal 'Folha de S. Paulo', a presidente Dilma Rousseff pedirá ao presidente dos EUA Barack Obama para ser excluída da lista de líderes estrangeiros espionados pela NSA, agência de segurança americana. A conversa entre os dois deve ocorrer próximo à Cúpula das Américas.
O pedido deve ser a condição para reeagendar uma visita de Estado à Washington. Em setembro de 2013 oescândalo de espionagem por parte dos Estados Unidos foi descoberto e a visita de DIlma, que ocorreria em outubro do mesmo ano, foi cancelada.
Uma reportagem publicada em fevereiro pelo"The New York Times" informou que os líderos do México e do Brasil ainda estariam sendo vigiados. Atualmente, o Conselho de Segurança Nacional dos EUA revê a lista de líderes mundiais espionados pela NSA.
O encontro entre os dois acontecerá nos próximos dias 10 e 11, no Panamá. Segundo negociadores, poderá ocorrer uma reunião bilateral ou uma conversa informal entre os compromissos. Ainda de acordo com eles, Dilma só inciará conversas acerca de sua visita à Casa Branca após o pedido ser atendido. A reportagem afirmou que Dilma teria ficado "fora de si" quando soube que ainda estariam sob vigilância.
Porém, ainda existem as condições da visita. Se ocorrer neste ano, a visita da presidente será apenas de trabalho. Mas se for marcada para o ano que vem poderá ser uma visita de Estado. Maio e junho deste foram descartados para uma visita, assim como os meses de setembro e outubro, por serem congstionados em Washington.
Fonte: DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário