PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 16 de maio de 2017

Frio ou Quente? Por que alterar temperaturas alivia dores?

Ai! Bati o joelho! Pega um gelo pra não ficar roxo!

Por Saúde e Ciência - 
Publicado por: 
No exemplo acima fica fácil entender qual a temperatura ideal pra aliviar a dor e prevenir que uma batida deixe a pele roxa ou amarelada. Mas nos casos de dores musculares, tendinites, entre outras dores? O que é melhor, frio ou quente, ou alternar entre os dois?

termoterapia (terapia por meio de calor) pode ajudar a eliminar dores musculoesqueléticas de forma eficiente.

As dores musculares podem ocorrer por diversos motivos. Traumas, quedas, torções, lesões variadas e até mesmo inatividade e sedentarismo podem fazer com que isso ocorra de forma mais frequente. Cada tipo de causa exige um tratamento específico, pois uma sobrecarga muscular depois de uma partida de futebol, por exemplo, leva a alterações funcionais diferentes do que ocorrem na dor nas costas de quem nunca praticou esporte.

De todo modo, um das formas mais eficientes para o alívio das dores é, sem dúvida, a utilização dos meios térmicos (frio e calor), principalmente para os incômodos resultantes de patologias traumáticas e esportivas. Mas porque o frio, o calor ou eventualmente os dois são usados para o alívio dessas dores?

Segundo o Dr. Rogério Teixeira, ortopedista e traumatologista especialista em medicina esportiva, membro da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) e Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE)...

Ação do frio


O frio provoca uma vasoconstrição diminuindo o inchaço, o metabolismo local e o estímulo doloroso para o sistema nervoso periférico e central - que realiza e coordena a contração muscular e a sensibilidade.


Ação do calor


Já o calor, na maior parte dos casos, promove vasodilatação reflexa, o que melhora a função muscular e a elasticidade dos tecidos (tendões e músculos). Quando próximo a uma articulação, o calor pode diminuir a rigidez articular e relaxar a musculatura.

Frio e calor juntos


"As duas ações se complementam, por isso usamos a rotina do calor e do frio nos tratamentos, já que a alternância de vasoconstrição e vasodilatação facilita muito a melhora do processo inflamatório local, beneficiando a drenagem do edema e a absorção de substâncias deletérias ao tecido inflamado”, explica o médico.

LEIA MAIS...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK