PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

REQUER MIL CUIDADOS, FUI ENSINADO

.
REQUER MIL CUIDADOS, FUI ENSINADO
Raymundo Cortizo Perez

Por que plantastes em meu peito
o teu nome e a ternura de teus encantos
como se planta sementes em terra fértil e regada?

Por que transbordas em mim o teu negro olhar
como luz de Vênus 
que penetra-me o coração feito um punhal cravado?

Por que tilinteas ao sol o teu nome
e arde-me como ferida em chamas
a labareda da paixão no fogo ardente do amor?

Por que insinuas o teu corpo dourado
de sinuosos curvas um mar de desejos?

Por que insinuas um febril amor
quando o teu amor não sabe amar
quem te ama e te procura?

Por quê?


Morto tombou na rua
com um punhal cravado no peito.
Como se tomba um poste.
Era madrugada,
ninguém pôde enxugar os seus olhos
estatelados ao duro ar da noite.
Morto ficou estendido no chão no meio da rua
com um punhal cravado no peito.
A lua brilhava na poça de seu sangue.
Morreu assassinado.
Não conhecia ninguém,
ninguém sabia o que dizer,
só as lágrimas de sua mãe dizia tudo.
...
O tempo não faz milagres,
ele cria a realidade, a realidade é o que somos.
Ele age nos seus afazeres
regando as possibilidades...
O tempo não demora é sem demora,
galopa ao léu dentro da noite sem véu
riscando o céu das ilusões...
O tempo é a vida do mundo
e no seu modo de ser e de querer
não tem passado, nem presente e nem futuro.
É apenas o tempo do tempo.
E se é, é o que é tão somente e nada mais...
...
Tu deves entender e bem claro
que o teu papel neste mundo, não é outro
que não seja ser feliz, bem feliz,
fazendo o que te faz sorrir.
Nem mais, nem menos...
Por isto, este bilhete é para te pedir
que sigas sorrindo por onde passar,
onde estiver e com quem estiver.
É o teu sorriso que te faz feliz,
o sorriso é do tamanho da felicidade.
Talvez, já saiba do poder do teu sorriso,
portanto, peço-te que nunca e nem ninguém
apague o brilho do teu sorriso. Nada.
...
Após algum tempo retornou para casa da família,
ao convívio dos amigos que tanto gostava
contando a sua experiência, alegre e sorridente,
explicava a todos,
- Não mudei, só aprendi. Aprender não é mudar, 
é crescer...
prendi amar e com o amor cresci.
...
Não sei o por quê?
Essa carga d'água
que por ti verto
é dor e é mágoa.
...
Gosto mais
de quem me conquista o coração com a alma.
Que me ganha com a essência,
não com a aparência,
essência é o conteúdo,
aparência é a embalagem.
...
Na vida,
tudo passa e nada fica,
passa a dor e também o amor,
a alegria e a tristeza passam.
O que será, o que não será,
se tudo passa e se nada fica,
se a vida passa e a morte não fica.
...
Onde me criei tinha poesia à vista dos olhos,
Tinha os sonhos meus,
tinha o pão da fé.
A vida é dura
e requer mil cuidados, fui ensinado.
Hoje, entre o meu sonho
e o sonho alheio há um horizonte,
há algo inquietante,
há uma vazante...
...
Nunca me encontrei 
tão longe de onde quero estar.
Como agora que não sei
onde me espera o que quero,
nem porque me sinto tão longe
se posso estar tão perto?
Se não sei onde é longe,
se não sei longe de onde,
se não sei...
É tarde demais,
tenho que ir...
...
Cada vez mais
sinto que as tuas palavras 
se distanciam de mim.
Mesmo quando
cavalgo em teu dorso trêmulo e suado,
sinto a distância cada vez maior.
Mesmo quando como uma potra arisca
e indomável eu te sacio o cio,
o teu galope
é como o pulsar do meu coração,
mesmo sentindo a distância
cada vez mais...
...
Nada foi dito, ficou no ar.
O poema
atravessou o silêncio
e chegou no olhar.
...
Que nada seja breve
e de tal jeito e de tal forma
que o tempo jamais leve
o abraço carinhoso
e o beijo gostoso.
...
Ficou infeliz
não pela má sorte,
mas pela escolha:
trocou o amor da primavera
pela primeira flor de plástico
que encontrou.
...
Que sejam benditas
as palavras ditas
com amor.
...
E por falar em poesia,
sonhei com ti.
...
Ela pediu um tempo,
o tempo passou...
Quando se reencontraram,
ele não a reconheceu.
Já tinha se acostumado
com o cheiro de outro perfume.
...
Se ela fosse uma roseira,
só teria os espinhos,
não teria flores.
Ainda assim,
seria uma linda roseira.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK