PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 5 de novembro de 2019

Brasil na Antártica: conheça as dificuldades da viagem

Brasil se prepara para reinaugurar a Estação Comandante Ferraz
Alan Arrais/NBR/Agência Brasil
POR AGÊNCIA BRASIL
No final do século 19, o Brasil aderiu ao Tratado da Antártica e deu início ao Programa Antártico Brasileiro (Proantar) em 1982. O programa contribui para o desenvolvimento da ciência com pesquisas nas áreas de oceanografia, biologia, glaciologia, geologia, meteorologia e arquitetura.

Em fevereiro de 2012, a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) sofreu um incêndio que destruiu 70% das instalações. Sete meses depois, começou a complexa 31ª Operação Antártica, com a missão de retirar os escombros e resíduos da EACF. A ação contou com a supervisão do Ministério do Meio Ambiente e inspetores de outros países para garantir a preservação ambiental na Antártica. Cerca de 900 toneladas de resíduos foram trazidas ao Brasil.

Sete anos depois do incêndio, o Brasil se prepara para reinaugurar a Estação Comandante Ferraz, previsto para janeiro de 2020. O repórter Mauricio de Almeida, da TV Brasil, acompanhou a viagem e conta o que viu por lá.

Estação Antártica Comandante Ferraz
Alan Arrais/NBR/Agência Brasil
Para muitos, viajar para a Antártica é a realização de um sonho quase impossível. Afinal o continente gelado é a região mais isolada do planeta e chegar nele não é uma tarefa fácil. Além da distância, outros fatores dificultam a viagem como ventos que podem chegar a 200 quilômetros por hora e o frio intenso que deixa o mar Antártico congelado entre o fim de março e o início de outubro.

No meu caso este sonho se transformou em realidade quando me escalaram para fazer a cobertura da 38ª Operação da Marinha na Antártica. O motivo da viagem é acertar os últimos detalhes para a reinauguração da base polar Comandante Ferraz. A estação científica brasileira foi completamente reconstruída pelo governo federal, numa obra que custou quase US$ 100 milhões e será reinaugurada em janeiro do ano que vem.
LEIA MAIS EM...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK