Raios atingem em média seis vezes por ano monumento. Coroa do Cristo é um sistema de proteção contra descargas elétricas. Visite o interior da estrutura, que tem 13 andares de altura.
POR G1 - O Cristo Redentor completa 90 anos nesta terça-feira (12), e o g1 fez um raio-X sobre a estátua — um dos pontos turísticos mais conhecidos do mundo e símbolo de fé entre as pessoas. Um vídeo especial mostra detalhes e curiosidades sobre o monumento (veja acima).Mas como é feita a conservação de uma estrutura tão grande? Alpinistas, pedreiros e arquitetos seguem um cronograma intenso de reparos. Entre os fatores que causam danos, o que traz mais preocupação aos profissionais são os raios, que atingem o monumento, em média, seis vezes por ano.
“É um número enorme, já que tem aquele ditado [popular] que fala ‘um raio não cai duas vezes no mesmo lugar’. No caso do Cristo Redentor, cai meia dúzia de vezes por ano. Isso é um fator que precisa ser cuidado e tratado dentro da rotina de conservação preventiva”, afirmou a arquiteta responsável pelo restauro de 90 anos, Cristina Ventura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário