Com forte atuação nas cadeias do café, da apicultura e da fruticultura, o Maciço de Baturité consolida-se como polo produtivo estratégico no Ceará.
POR G1 - Conhecido por seu clima ameno, vegetação exuberante e paisagens que encantam, o Maciço de Baturité é um dos tesouros mais promissores do Ceará. Muito além do turismo ecológico e cultural, com trilhas, cachoeiras, museus e uma culinária marcante, o território se consolida cada vez mais como um polo produtivo impulsionado por cadeias como a fruticultura, a apicultura e, principalmente, a cafeicultura de altitude. Neste cenário de oportunidades, o Sebrae Ceará tem sido um agente fundamental que impulsiona o desenvolvimento a partir da vocação regional.E a vocação produtiva do Maciço é imensa. A diversidade da fruticultura é um dos pilares da economia local. Culturas como o caju, a banana e o café se destacam em municípios como Ocara, Barreira e Aratuba, movimentando a produção rural e fomentando novos negócios. Em Barreira e Ocara, por exemplo, a cajucultura tem ganhado força com foco no aproveitamento integral do fruto deste o pedúnculo até a castanha. Já em Aratuba, a bananicultura tem recebido diagnósticos e planejamento para ações futuras, abrindo novas rotas de desenvolvimento sustentável.
Outro segmento em franca expansão é a apicultura e a meliponicultura, com destaque para municípios como Redenção, Mulungu, Pacoti e Baturité. A atuação de associações como a Associação dos Meliponicultores do Maciço de Baturité, AMELMAB, reforça o compromisso da região com uma produção sustentável e de alta qualidade.
Com clima agradável, floresta preservada, gastronomia rica e uma vocação natural para produzir com qualidade, o Maciço de Baturité é um celeiro de oportunidades para quem deseja investir no agronegócio. E com a parceria do Sebrae Ceará, essa região tem mostrado que desenvolvimento sustentável se faz com trabalho, parceria e visão de futuro.
“Temos aqui produtores bastante comprometidos com a qualidade, o meio ambiente e o desenvolvimento coletivo. Nosso papel tem sido apoiar o fortalecimento das cadeias e promover o protagonismo dos empreendedores do campo”, afirma Maria do Carmo, articuladora do Sebrae na região do Maciço de Baturité.
Com o apoio do Sebrae, produtores têm recebido capacitações técnicas, melhorias nos processos produtivos, rotulagem, acesso a mercado e ações voltadas à regularização sanitária, garantindo competitividade e reconhecimento ao mel da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário