PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Aprenda a fotografar fogos de artifício nítidos e com exposição correta

Fotografar fogos de artifício é uma das melhores formas de guardar momentos felizes e festivos. Mas quem nunca tentou fotografá-los e acabou com uma imagem escura, com fumaça e tremida? Fotografar fogos não é difícil, mas é preciso ter conhecimento de algumas técnicas para conseguir uma boa foto. Para te ajudar nessa tarefa, preparamos uma lista de dicas essenciais para você garantir uma foto perfeita!
Fogos de artifício fotografados à noite com técnica correta (Foto: Mouad)
Desligue seu Flash
Você não precisa de luz artificial para iluminar um objeto que já emite luz. O flash também não consegue atingir algo tão distante. Além disso, ele pode acabar iluminando a fumaça que os foguetes soltam, o que pode arruinar a sua foto.
Use longa exposição
Essa é a dica mais importante. Fogos de artifício são pequenos pontos de luz que se movem no céu. Nossos olhos conseguem ver esse movimento, mas uma câmera com um obturador muito rápido só capta uma imagem escura com pequenos pontinhos iluminados sem nenhum charme. Uma boa foto de fogos de artifício precisa mostrar o rastro que a luz deixa. Para isso, sua câmera precisa estar com um obturador bem lento, algo entre 2 a 15 segundos.
Se a sua câmera não tiver a opção de controle manual do obturador, desligue o flash. Como o ambiente estará escuro e o flash desligado, a máquina irá automaticamente setar uma velocidade baixa para tentar captar o máximo de luz que conseguir.
Luzes dos fogos deixam um rastro na imagem (Foto: Adam Chaffins)
Use um tripé
Você estará fotografando em longa exposição. Nesses casos, é praticamente impossível conseguir uma imagem nítida se a câmera não estiver bem estável. Se você não tiver tripé, tente encontrar algum muro, mesa ou apoio para tentar estabilizar a câmera o máximo possível.
Use um ISO baixo
ISO é a sensibilidade do sensor da câmera. Quanto mais alto, mais sensível à luz sua câmera fica. Mas um ISO muito alto produz muito ruído digital na imagem. Como fotos de fogos geralmente têm fundo escuro, o ruído fica muito evidente e quanto maior a exposição, maior a quantidade de ruído na imagem. Por isso, o ideal é usar um ISO máximo de 100 para garantir uma imagem nítida e limpa.
Coloque o foco no infinito
Câmeras profissionais permitem esse tipo de controle, mas se a sua câmera não tiver a opção de foco no infinito, coloque na opção de fotografia de paisagem. Além disso, use uma abertura de no mínimo f/8 para uma maior profundidade de campo (o que te dá mais chance de acertar o foco).
Consiga um bom lugar para fotografar
Procure um local bem aberto, com uma boa vista do céu. Fogos de artifício ficam mais bonitos quando estão na sua frente, e não em cima de você. Além disso, certifique-se de que não há objetos como árvores e prédios bloqueando sua visão, e postes ou qualquer tipo de iluminação que possa prejudicar sua exposição.
Composição impecável com muitos fogos de artifício (Foto: Jon Huldrick Hilhelm)
Fonte: Techtudo
FONTE:
AMOR PELA FOTOGRAFIA

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK