PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Intestino fora do ritmo, a nova dor de cabeça feminina

SAÚDE

Psicóloga explica que mulheres sentem vergonha de contar aos parceiros que estão com desconforto intestinal para evitar a relação sexual

dor de barriga
A vergonha de falar sobre saúde intestinal ainda é a principal barreira
FOTO: DIVULGAÇÃO
"Hoje não, estou com dor de cabeça" é uma frase popularmente conhecida por ser o artifício das mulheres para evitar a relaçãosexual com seus parceiros. Mas, nem sempre esse é o real motivo para fugir desse assunto. O desconforto intestinal, que gera inchaço, gases e cólicas, muitas vezes é o vilão que impede as mulheres de terem uma vida sexual ativa e plena.
O estudo SIM Brasil, conduzido em 2012 pelaFederação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), avaliou 3.029 mulheres, em 10 cidades brasileiras, e constatou que 79% das entrevistadas que declararam ter problemas de trânsito intestinal tinham suas vidas sexuais impactadas pelo desconforto.
A psicóloga terapeuta de casais, Pamela Magalhães, explica que a situação é bastante comum entre o público feminino e afirma, ainda, que a mulher precisa lidar com dois tabus ao mesmo tempo. "Lutamos muito para conseguir conversar sobre sexo, mas ainda assim temos que nos preocupar com o momento certo para falar sobre o assunto. Dificilmente, a mulher pode revelar no primeiro encontro as suas preferências sexuais. Ainda há um machismo enraizado e o mesmo acontece quando a questão é falar sobre o intestino. Não dá para dizer que está constipada, pelo contrário, antes de tudo é preciso sentir se o ambiente é aberto para a conversa e, se o outro vai suportar e encarar o tema numa boa", comenta.

A vergonha de falar sobre saúde intestinal ainda é a principal barreira. Mas, para a psicóloga, é possível quebrar o tabu e tornar o assunto mais comum no dia a dia dos casais. Ela afirma que existem níveis de constrangimento, por isso, se desde o início, o casal conversar com tranquilidade sobre o tema, é possível reverter. "No princípio é possível dialogar quando estiver com uma dorzinha, quando não estiver se sentindo bem. É legal dividir, para acabar com opreconceito de não comentar sobre isso", orienta.
Pamela destaca que para uma mulher viver sua sexualidade de maneira saudável, ela precisa ter muita autoconfiança, estar "inteira" no momento da relação sexual e acreditar em si no momento do sexo. As mulheres têm que estar bem com elas mesmas para que consigam ter uma boa performance. E, para a terapeuta, isso não tem relação com ter um corpo considerado atraente para o parceiro. A mulher precisa estar com a autoestima em alta e feliz com ela mesma.
"Quando a mulher está com um problema de se gostar, a mudança de comportamento deve ser de dentro para fora e não de fora para dentro. As conquistas para a plenitude têm que partir de dentro, devem ser de cada um, tem que ter autoconhecimento", explica Pamela.
Mulheres bonitas não vão ao banheiro
A associação entre rejeição e intestino é um dos fatores que também atuam no psicológico da mulher. Existe uma correlação muito grande como algo que pode ser considerado sujo. A psicóloga exemplifica: "se o casal está em um momento íntimo, e a mulher sente vontade de ir ao banheiro, pode existir o medo do parceiro sentir o cheiro ou ouvir algo, que pode quebrar o encanto do momento. Isso faz com que ela crie a ideia de que não precisa ir ao banheiro".
Pamela defende uma transformação de paradigma: ainda está intrínseco na maioria da população que mulheres bonitas não usam o banheiro, porque falar de saúde intestinal não é charmoso.
"Quando a mulher deixa de entender o intestino como parte importante do seu corpo e soma isso à vergonha de expressar-se sobre o assunto, caso ela não tenha desejo de ter relações sexuais, nunca vai dizer que o motivo é estar constipada. Vai recorrer à velha desculpa que está com dor de cabeça para não ser rejeitada. É necessário trabalhar para tornar o tema algo palpável", reforça Pamela.
Falta de libido
O desejo sexual está diretamente relacionado com o quanto a mulher está de bem com ela. Segundo a psicóloga, as mulheres dizem que não têm libido pelo parceiro, mas elas não olham para si. E explica que essa insatisfação pessoal pode desencadear uma patologia intestinal que, quando não é tratada de forma apropriada, pode afetar a libido.
"Quando a mulher não enfrenta o sintoma, isso pode comprometer as investidas sexuais e, cada vez mais, a libido diminui - quando a necessidade é ser estimulada. Se a mulher não comenta sobre o assunto com o parceiro, o problema é ainda maior porque ela não se abre sobre a vida sexual, e muito menos a questão intestinal. As consequências são deixar de se cuidar, de ter suas prioridades, afundar e achar que o casamento é ruim", alerta.
Por outro lado, o intestino fora do ritmo atua como uma forma de defesa do corpo. Algumas vezes, a mulher sente dificuldade de se relacionar com o parceiro, por exemplo, porque ele a traiu, mas decide ignorar o sentimento para manter o relacionamento.
"Quando isso acontece, o corpo através da produção de sintomas está a ajudando, sendo fiel aos sentimentos. Talvez, racionalmente, exista raiva, mas como costumo dizer, aquilo que a mente não elabora, o corpo aflora. É preciso procurar ajuda do médico especialista e/ou terapeuta, melhorar a alimentação, praticar atividades físicas porque, por mais que seja um mecanismo de defesa, o problema é muito sério", finaliza.
FONTE:
DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK