PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Colesterol: o que você precisa saber

Colesterol: o que você precisa saber

mulher
O Dia Nacional de Combate ao Colesterol, comemorado em 08 de agosto, é um convite para mudanças de hábitos alimentares, a prática de atividades físicas, o abandono do tabaco e o controle de outras doenças, como diabetes e hipertensão arterial. O colesterol é uma molécula que se comporta como gordura e tem diversas funções: constituir a membrana das células, revestir as estruturas intracelulares, atuar na fabricação de hormônios e participar da composição da vitamina D (essencial para os ossos e para o crescimento).


Equipe Editorial Bibliomed
Neste Artigo:
- Introdução
- Lipídios e Colesterol
- Aterosclerose e Infarto do miocárdio
- Importância das campanhas
- Opções terapêuticas
- Índices de medida
- Veja outros artigos relacionados ao tema

"Colesterol, os médicos fazem um alerta à população sobre a necessidade de controlar seus níveis. O objetivo principal é detectar alterações e corrigi-las a tempo de evitar a ocorrência de doenças cardiovasculares, muitas vezes fatais".
Introdução

O Dia Nacional de Combate ao Colesterol, comemorado em 08 de agosto, é um convite para mudanças de hábitos alimentares, a prática de atividades físicas, o abandono do tabaco e o controle de outras doenças, como diabetes e hipertensão arterial. Ao longo do ano, a Sociedade Brasileira de Cardiologia, promove campanhas educativas em diversas capitais, visando reduzir o número de vítimas da aterosclerose e do infarto do miocárdio.

Os Lipídios (Fosfolipídios, Triglicerídios e Colesterol)

Os lipídios são substâncias produzidas pelo organismo, podendo também ser ingeridos através dos alimentos. Compreendem aos fosfolipídios (fundamentais para a formação das membranas das células), aos triglicerídios, (substâncias que armazenam energia no organismo), ao colesterol, aos glicolipídios, aos poliisoprenóides e a outros compostos.
O colesterol é uma molécula que se comporta como gordura (embora sua composição bioquímica não seja de gordura, mas de álcool complexo). Tem diversas funções: constituir a membrana das células, revestir as estruturas intracelulares, atuar na fabricação de hormônios e participar da composição da vitamina D (essencial para os ossos e para o crescimento).

Os lipídios são transportados na circulação sanguínea com auxílio das lipoproteínas, uma partícula que possui em seu interior gordura e colesterol. As lipoproteínas são divididas em diferentes classes, entre as quais estão o quilomícron, a VLDL, a LDL e a HDL. A mais conhecida é a LDL, uma lipoproteína de baixa densidade e considerada a "partícula ruim", e a HDL, de alta densidade e considerada a "partícula boa". É possível medir a quantidade de colesterol existente em cada uma dessas frações.

A ingestão de alimentos com muita gordura saturada (gordura sólida à temperatura ambiente) pode levar ao aumento do nível de LDL ("o colesterol ruim") no organismo. A gordura saturada não se transforma em colesterol. Na verdade, reduz a velocidade de eliminação do colesterol, facilitando assim sua deposição nos vasos sanguíneos. É a LDL que transporta a maior parte de colesterol pelo corpo. Cerca de 70% do colesterol que temos está "empacotado" na LDL. Já a HDL é uma partícula "ávida" por colesterol. Ela capta os lipídios deixados nos tecidos periféricos e os leva para o fígado, de onde serão eliminados. Por isso, é chamada de bom colesterol. 

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
Aviso Importante!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. E-mail: joseni_delima@hotmail.com FAVOR INFORMAR O LINK