PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Chá Para Controlar a Glicemia

Por Receita Natural - O índice glicêmico ou glicemia diz respeito à concentração de glicose no sangue. A glicose, por sua vez, é um tipo de carboidrato, ingerido durante a alimentação e absorvido pelo organismo. Alimentos como pão, batata e massas são ricos em carboidratos, que servem de fonte de energia para as funções do nosso corpo. Como o carboidrato é um açúcar, os alimentos doces também estão relacionados com a glicemia.

O pâncreas é responsável por secretar uma substância que regula os níveis de açúcar no sangue: a insulina. O ideal é que esse nível não seja alto demais, nem baixo. Por diversos fatores, o pâncreas pode deixar de funcionar de maneira adequada, levando a uma alteração da glicemia: 


hiperglicemia ou hipoglicemia.  Esse tipo de variação pode ser medida por meio de um exame de sangue que mede a quantidade de açúcar na corrente sanguínea.

Se os níveis de glicose no sangue sobem em quantidade excessiva, pode levar à uma doença chamada diabetes. Se controlada, essa doença não é grave, e pode-se viver com ela tranquilamente, com algumas restrições alimentares, é claro! Mas se não for controlada, a diabetes pode se tornar uma doença grave, podendo trazer problemas de visão, que pode até levar à cegueira e também problemas de cicatrização de feridas, que nos casos mais graves, chega a causar amputação de membros.
Para controlar o índice glicêmico, o paciente pode tomar doses diárias de insulina, isso no caso de já ter diabetes. A maioria dos pacientes diabéticos tomam insulina em casa mesmo, com agulha e seringa, depois de aprenderem a manusear bem.

Controle da Glicemia com Medicamentos Naturais

É possível regular a glicemia fazendo apenas uso de chás? Cientificamente, não há estudos que comprovem esse tipo de efeito. No entanto, existem sim ervas que podem contribuir para o controle glicêmico. Em outras palavras, é necessário que o paciente procure um médico, altere sua dieta e, se for o caso, tome a medicação indicada. O chá é apenas uma forma auxiliar de tratamento, que pode trazer resultados positivos.
Veja abaixo os ingredientes que você vai precisar para fazer esse chá.

Ingredientes

Stevia
Stevia
  • 2 colheres (sopa) de folhas secas de carqueja
  • 1 colher (chá) de estévia
  • 1 litro de água

Modo de Preparo

Junte as ervas e a água e leve ao fogo. Depois que levantar fervura, aguarde 5 minutos. Em seguida, desligue o fogo e espere a bebida amornar. Coe e reserve para consumir ao longo do dia. Pode ser consumido quente ou frio.

Posologia (Como Usar o Chá)

Tomar 1 xícara do chá, 3 vezes ao dia, preferencialmente 30 minutos antes das principais refeições. Como já foi dito, a bebida pode ser tomada fria ou quente.

Mais uma vez, é bom reforçar que o chá poderá ajudar a controlar os índices glicêmicos, mas não substitui um diagnóstico médico e, em alguns casos, somente o uso de medicamentos mais fortes poderá controlar a glicemia.

É importante ressaltar também a importância de se seguir as orientações médicas quanto à alimentação, que deverá ser restrita, evitando o consumo de açúcar e de carboidratos.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
Aviso Importante!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. E-mail: joseni_delima@hotmail.com FAVOR INFORMAR O LINK