Sintomas da infecção pelo Vírus da Imunodeficiencia Humana (HIV)
Muito se fala das formas de contaminação pelo vírus HIV, mas quais os sintomas iniciais da infecção?
A maior parte das pessoas portadoras de infecção pelo vírus que causa a AIDS têm uma doença semelhante a uma gripe, cerca de três a seis semanas depois de uma primeira exposição ao HIV; em algumas pessoas, entretanto, os sintomas podem surgir poucos dias depois da exposição. Esta primeira fase de infecção pelo HIV é chamada síndrome retroviral aguda. Os sintomas da síndrome retroviral aguda são frequentemente confundidos com sintomas de outra infecção viral, como gripe ou mononucleose infecciosa, e podem incluir:
- Câimbras abdominais, náusea, ou vômitos.
- Diarreia.
- Gânglios linfáticos aumentados no pescoço, axilas, e virilhas.
- Febre.
- Dor de cabeça
- Dor muscular e articular
- Erupção cutânea na pele.
- Dor de garganta
- Perda de peso.
Estes sintomas podem variar de moderados a severos, e normalmente podem desaparecer espontaneamente depois de duas a três semanas.
Após a infecção inicial pelo HIV, uma pessoa pode permanecer por muitos anos sem qualquer outro sinal de doença. Quando os sintomas ocorrem, eles podem não ser muito claros, sendo difíceis de serem analisados. Um profissional de saúde pode suspeitar de uma infecção pelo HIV em um paciente se os sintomas não desaparecem com o passar do tempo, e se não parece haver outra causa para o quadro clínico do doente, como uma infecção respiratória, gripe ou outra enfermidade; e se alguns dos sintomas seguintes estão presentes:
LEIA MAIS...
Nenhum comentário:
Postar um comentário