PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Por que a lousa tradicional está em desuso?


Postado por: Gabriele Ferreira
Olá, leitores!

O avanço da tecnologia está cada vez maior e, com isso vários processos e itens do nosso dia a dia foram sendo substituídos com o propósito de facilitar ainda mais a nossa rotina.

Nas escolas vários itens estão sendo substituídos devido à tecnologia, e um desses itens é o quadro ou a lousa.

A lousa tradicional ou como era conhecida “quadro negro”, fez parte da infância da maior parte da população com mais de 20 anos, porém nos dias atuais está cada vez mais difícil encontrar uma delas em sala de aula. Isso acontece porque com o avanço da tecnologia existem outras formas mais atuais de transmitir aos alunos as informações sobre os conteúdos escolares.


A lousa tradicional foi usada por muito tempo, mas isso não significa que ela não tinha alguns pontos negativos, como por exemplo a alergia ao pó do giz que alguns estudantes precisaram lidar diariamente. Além disso, o gasto com o giz (que terminava rapidamente), a sujeira que o pó podia fazer na sala de aula ou ainda como os quadros ficavam manchados com o tempo.

Substituto da lousa tradicional

Algum tempo atrás, com o avanço rápido da tecnologia, o quadro negro ou a lousa tradicional vem sendo substituída por quadros brancos ou ainda lousas digitais interativas.
O quadro branco já é muito usado em, praticamente, todas as escolas e universidades do país e foi o substituto para as lousas tradicionais. O quadro branco utiliza canetas apagáveis, facilitando a escrita e sem contar que, pelo fato do quadro ser branco, os textos escritos na lousa fazem com que os estudantes consigam visualizar melhor todas as informações descritas nele. O seu custo não é muito maior que a lousa tradicional e, provavelmente por esse motivo, a substituição ocorreu mais facilmente.

Há mais ou menos uma década atrás surgiram as primeiras lousas digitais interativas, onde os professores podem passar os seus conteúdos de uma maneira completamente nova. Alguns modelos você pode interagir com a lousa usando os próprios dedos, em outras você utiliza uma caneta especial e existem ainda alguns modelos que você pode utilizar qualquer objeto para escrever na lousa. Os modelos são diversos, com diferentes tamanhos e marcas, a grande maioria tem 70 polegadas na diagonal e cada tipo de lousa costuma ter um ou mais softwares para facilitar ainda mais o seu uso.

As lousas digitais mais comuns encontradas nas escolas são ligadas a um computador e a um projetor multimídia. Na realidade a lousa em si não faz nada, quem realmente trabalha é o computador, elas são praticamente como smartphones full touch, que podem ser considerados lousas digitais em miniaturas.

A substituição das lousas tradicionais aconteceu de forma natural, como muitos outros itens do nosso dia a dia, isso faz parte da evolução e a nossa lousa tradicional ou “quadro negro” ficou no passado, dando espaço para itens mais evoluídos que irão ajudar ainda mais na aprendizagem de estudantes de todo o mundo.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK