PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Febre Amarela

Febre Amarela

mulher
A febre amarela é uma doença infecciosa grave causada pelo vírus RNA, um arbovírus do gênero Flavivirus, família Flaviviridae. É transmitida por vetores, através da picada dos mosquitos transmissores infectados. É importante destacar que o contato com a pessoa doente não acarreta no contágio. A doença tem duração média de dez dias, e os sintomas variam de intensidade de pessoa para pessoa. A prevenção da febre amarela se dá pela vacinação. A vacina é gratuita e está disponível nas unidades de saúde do Brasil durante todo ano.


Neste artigo:
O que é
A febre amarela é uma doença infecciosa grave causada pelo vírus RNA, um arbovírus do gênero Flavivirus, família Flaviviridae. É transmitida por vetores, através da picada dos mosquitos transmissores infectados. É importante destacar que o contato com a pessoa doente não acarreta no contágio.
Sintomas
A doença tem duração média de dez dias, e os sintomas variam de intensidade de pessoa para pessoa. O quadro clínico típico caracteriza-se por manifestações de insuficiência hepática e renal, com um período inicial chamado de prodrômico (infecção) e um toxêmico. O primeiro período tem duração de cerca de três dias e caracteriza-se por sintomas inespecíficos, como febre, calafrios, cefaleia (dor de cabeça), lombalgia, mialgias generalizadas, prostração, náuseas e vômitos. Após este, o paciente apresenta um período no qual ocorre queda de temperatura e diminuição dos sintomas, mas por pouco tempo. No estágio toxêmico, caso mais grave da doença, reaparece a febre, a diarreia e os vômitos têm aspecto de borra de café; surge um quadro de insuficiência hepatorrenal caracterizado por icterícia (tom amarelado da pele e dos olhos), pouca ou nenhuma produção de urina e albuminúria, acompanhado de manifestações hemorrágicas (sangramentos) e prostração intensa, além de comprometimento do sensório, com obnubilação mental (confusão mental) e torpor. Este estágio pode evoluir para coma e morte.
LEIA MAIS...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
Aviso Importante!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. E-mail: joseni_delima@hotmail.com FAVOR INFORMAR O LINK