-De todos os pecados que podemos cometer, existe um que não pode ser perdoado: o pecado contra o Espírito Santo. Os outros evangelistas também escreveram sobre isso, mas nesse Evangelho de Marcos nós temos uma boa descrição do contexto no qual Jesus fala sobre esse pecado mortal.
Mc 3,22-30
Alguns mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam:
- Ele está dominado por Belzebu, o chefe dos demônios. É Belzebu que dá poder a este homem para expulsar demônios.
Então Jesus chamou todos e começou a ensiná-los por meio de parábolas. Ele dizia:
- Como é que Satanás pode expulsar a si mesmo? O país que se divide em grupos que lutam entre si certamente será destruído. Se uma família se divide, e as pessoas que fazem parte dela começam a lutar entre si, ela será destruída. Se o reino de Satanás se dividir em grupos, e esses grupos lutarem entre si, o reino não continuará a existir, mas será destruído.
- Ninguém pode entrar na casa de um homem forte e roubar os seus bens, sem primeiro amarrá-lo. Somente assim essa pessoa poderá levar o que ele tem em casa.
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: os pecados que as pessoas cometem ou as blasfêmias contra Deus poderão ser perdoados. Mas as blasfêmias contra o Espírito Santo nunca serão perdoadas porque a culpa desse pecado dura para sempre.
Jesus falou assim porque diziam que ele estava dominado por um espírito mau.
REFLEXÃO
              Os mestres da Lei vieram de Jerusalém para ver as obras de Jesus, e  chegaram à seguinte conclusão: "Ele faz estas obras em nome do demônio".  Jesus levou muito a sério e ficou bastante chateado com essa conclusão  dos mestres da Lei, e expressou a sua revolta afirmando que qualquer  pecado ou blasfêmia pode ser perdoada, EXCETO a blasfêmia contra o  Espírito Santo, que é atribuir ao inimigo o que é obra de Deus. Será que nós fazemos ou já fizemos isso? Vamos pensar um pouco...
         Cada  vez que julgamos, estamos submetendo fatos, boatos ou pessoas ao que  consideramos certo ou errado. Alguma vez na vida você já julgou algo ou  alguém? Com certeza, sim. Desde crianças aprendemos conceitos de certo e  errado que são passados pelos nossos pais, parentes, professores,  amigos, livros, televisão... Começamos bem cedo a identificar o certo e o  errado, o bom e o mau, e evoluímos identificando as coisas "do alto" e  as coisas "de baixo"... Assim, passamos a observar os atos das pessoas e  julgá-los como certo ou errado, bom ou mau, de Deus ou do inimigo. E é  aí que mora o perigo: quando julgamos algo que vem de Deus como sendo  obra do inimigo. Por exemplo... quando alguém se sai bem em algo na vida  e você, sem saber, diz que ela trapaceou; quando alguém está tentando  ajudar e você, sem querer saber, diz que ela está agindo com segundas  intenções; quando alguém é inocente e você, às vezes até sabendo o  aconteceu, julga culpado.
         Observe  que em todos os exemplos existem dois pontos em comum: 1) você ou não  sabe, ou não quer saber, ou sabe e ignora os fatos; 2) a inveja.
         Você  está sendo julgado? As pessoas falam mal de você mesmo sem você ter  feito nada de mal? Mesmo você fazendo o bem? Jesus também foi julgado  assim e ficou chateado a ponto de dizer que esse é o único pecado sem  perdão: ver o bem acontecendo e dizer que é obra do mal. Você pode não  receber a recompensa aqui e agora, mas receberá um presente bem maior de  Deus.
                                                                                     ORAÇÃO
          Pai Amado! Pecar contra o Espírito é destruir um ser humano, que  possui o Espírito de Deus; que tem o Espírito Santo. É fechar-se em si  mesmo, e esquecer o sofrimento à sua volta. É tratar as pessoas ao seu  redor como objetos descartáveis. Mas como diz São Paulo: “... mas, onde o  pecado abundou, superabundou a graça!” (Rm 5, 20b). Jesus nunca  condenou ninguém, e morreu na cruz para a salvação de todos! Por isso,  todos os pecados podem ser perdoados, se houver arrependimento sincero  de coração! Esse foi o maior sonho de Jesus: que todos acreditássemos  que as suas obras eram de Tua parte, Pai. Perdoa-nos, se diante de nossa  ignorância conceituamos erradamente alguém. Amém
                      OREMOS UNS PELOS OUTROS 
 Pai  Santo, Deus de amor e de misericórdia, somos gratos a Ti pelo dia que  se inicia, pela oportunidade que nos dás, para crescermos mais no  conhecimento da Graça e do nosso Salvador Jesus Cristo, onde aprendemos a  aplicar o amor, que provem de ti,... e te louvando... e te agradecendo,  pois sabemos que Tu estás no controle de todas as coisas e que tudo  concorre para o bem daqueles que te amam e  também daqueles que te  servem.  Assim, Papai amado , Deus todo poderoso, pedimos por todas as  pessoas que estão passando neste momento por enfermidades, por problemas  que não sabemos , mas que Tu, amado Papai Santo, sabes e   desde já ,   tudo está  previsto para que a tua Glória seja manifestada através da  vida de cada um. Assim te Pedimos, Pai,  cura a todos, em nome do Teu  Filho amado Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário