PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Vereadores na era da informática


MODERNIZAÇÃO NA CÂMARA

Vereadores na era da informática


A novidade agradou aos vereadores, mas alguns ajustes serão feitos, de conformidade com as necessidades da Câmara
A Câmara Municipal de Fortaleza faz hoje sua primeira sessão ordinária da atual legislatura, após as solenidades de posse dos vereadores e do prefeito, além da abertura oficial dos trabalhos, na última sexta-feira.


Vereadores de Fortaleza foram ontem ao plenário da Câmara Municipal, na parte da manhã, para receberem instruções de uso das novas ferramentas que serão utilizadas em todas as sessões da Casa a partir de hoje FOTO: NATINHO RODRIGUES

Ontem, os vereadores conheceram o novo sistema operacional de acesso aos processos políticos da Casa. Antes da exposição do novo sistema o 1º secretário, Elpídio Nogueira, fez o sorteio do local onde ficará cada vereador no plenário, e no final foi realizado o cadastramento de senhas porque a partir da sessão de hoje todas as operações nas sessões da Casa, inclusive a presença dos vereadores, serão pelo novo sistema.

A novidade agradou aos vereadores, mas alguns ajustes serão feitos, de conformidade com as necessidades da Câmara. Para os vereadores com um conhecimento mediano sobre informática o sistema adotado é de fácil operacionalização, mas alguns com menor conhecimento nessa área, admitiram que vão ter de tirar um tempo para aprender a operar.

Programas
O sistema foi idealizado pela empresa cearense Expert - TI que tem como diretor técnico Thiago Tomé Santos. Por orientação do então presidente da Câmara, Acrísio Sena, foram aproveitados os equipamentos existentes como o painel do plenário e os terminais de identificação dos vereadores.

A novidade ficou por conta da instalação, nas bancadas, de um computador de mesa para cada vereador, com os programas que dão acesso à ordem do dia, ordem de inscrição, consulta à Lei Orgânica do Município e às constituições Federal e Estadual, consulta aos jornais, clipping, e-mail e agenda parlamentar, podendo ainda enviar arquivos com fotos, documentos, etc. Os computadores são do tipo HP TouchSmart 420 PC. A capacidade de memória é de 1 TB com a tela de 17 polegadas.

O sistema foi desenvolvido a partir das necessidades básicas do legislador, podendo outros itens serem instalados. Ainda durante a exposição feita para os vereadores, foram apresentadas algumas sugestões e o Regimento Interno ficou de ser disponibilizado ainda ontem para ser incluído. Também deverá ser instalado um computador na tribuna, assim como um sistema de busca nas consultas às constituições e à Lei Orgânica do Município.

Iguais
Durante 60 dias dois técnicos da empresa ficarão à disposição dos vereadores para prestar esclarecimentos ou resolver os problemas que surgirem. Nas comissões técnicas e no auditório, também serão instalados computadores iguais aos do plenário. A ideia, segundo o vereador Elpídio Nogueira, é dotar cada gabinete com um computador igual aos do plenário para facilitar o trabalho dos vereadores. Mas essa é uma questão ainda a ser definida pela mesa diretora.

Hoje a Câmara vai oficializar os nomes dos líderes partidários das 21 legendas que tem representação na Casa. Na bancada de oposição, no entanto, segue s indefinição sobre o comportamento do grupo uma vez que PSOL e PT, trabalharão, como oposição, mas de forma isolada.

Bloco
O vereador Guilherme Sampaio (PT), informou que durante a sessão de logo mais, o partido irá apresentar seu nome para a liderança do bloco de oposição, mas confirma que não contará com o apoio do PSOL. Somente o vereador Wagner Sousa, do PR, concordou em fazer parte do grupo de cinco vereadores, com os petistas. "Eu acho que se você não é oposição, você é situação. Mas eu acredito que podemos construir isso com o diálogo", disse o petista.

Já a vereadora Toinha Rocha (PSOL) lembra que para um bloco ser formado é necessário a união de mais de um partido, o que não é o caso da oposição formada por PT e Wagner Sousa, visto que dois vereadores do PR permanecerão trabalhando de forma independente na Casa. "Eles estão fazendo oposição por dor de cotovelo porque não emplacaram o candidato deles. A nível nacional e estadual eles são aliados", disse a vereadora que será líder do PSOL.

Proposta

Ela acredita que o presidente da Mesa Diretora, Walter Cavalcante (PMDB), deva modificar o Regimento Interno, para que tanto PT quanto PSOL tenham direito a participação como oposição durante a realização dos trabalhos da Casa. A proposta dos socialistas, inclusive, defende a proporcionalidade partidária, onde o PT, que possui 4 vereadores, teria direito a uso da tribuna, como oposicionista, em dois dos três dias de sessões e o PSOL ficaria com o dia que sobrar.

Debate

A liderança do Partido dos Trabalhadores ficará sob o comando de Acrísio Sena, que afirmou ao Diário do Nordeste que deverá trabalhar, em busca de um ponto de vista de busca do debate qualificado, trazendo experiências de 8 anos de Governo no Município e dez anos na presidência da República. "Eu acho que o PT pode trazer temas relevantes para o debate, como a regulamentação do Plano Diretor, a reurbanização da Praia do Futuro e a requalificação do Centro da cidade", apontou.

O vereador Joaquim Rocha (PV), irá comandar por mais dois anos, a comissão do Meio Ambiente, e também foi escolhido o líder do partido na Câmara, onde segundo informou, irá tomar todo posicionamento na Casa, ouvindo, primeiro a legenda para depois se posicionar.

Elpídio Nogueira (PSB) irá acumular as funções de 1º secretário da Casa e líder do PSB, mesmo partido do prefeito Roberto Cláudio. Com isso, conforme informou, irá estar ao lado das decisões do gestor e articular, junto com o líder do Governo, Evaldo Lima (PCdoB). "Vamos trabalhar em harmonia, sabendo que cada um tem sua missão. Temos encaminhamentos do próprio partido, e como sou membro da executiva, irei trabalhar para trazer essas questões para a Câmara", afirmou 


FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1230372

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK