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segunda-feira, 24 de junho de 2013

Redes sociais para todas as classes

POPULAÇÃO CONECTADA

Redes sociais para todas as classes

24.06.2013
O uso das mídias sociais no Brasil ocorre praticamente de forma independente do nível socioeconômico
Na semana passada, a rede social de compartilhamento de fotos Instagram anunciou uma nova ferramenta que permite publicar vídeos de até 15 segundos. Agora, os usuários que já adoravam tirar fotos e aplicar filtros nas imagens antes de publicá-las nas redes sociais, têm à sua disposição, para também colocar seus vídeos no ar, uma tecnologia de estabilização e 13 filtros personalizados. A iniciativa veio do Facebook - que adquiriu o Instagram por US$ 1 bilhão há pouco mais de ano - em sua estratégia para se tornar uma empresa forte em smartphones e tablets.

A tela do iPhone mostra as principais redes sociais do momento, serviços que, na região Nordeste, viraram hábito de acesso de 72% dos usuários de internet. No Brasil, esse percentual é de 73%, abrangendo todas as classes sociais

Trazendo para o cenário brasileiro, estamos falando da rede social que registrou o maior crescimento no país. Segundo estudo realizado pela empresa de análise E.Life, 22% dos entrevistados em sua pesquisa aderiram ao Instagram nos três meses anteriores à pesquisa. Levando em conta também o crescimento no Brasil do Pinterest, outra rede de compartilhamento de imagens, os dois serviços de fotos receberam 33,3% de usuários recentes, mostrando um grande potencial das redes focadas em imagens.

A nova ferramenta chega em um momento que outros aplicativos têm crescido oferecendo recursos que não estão disponíveis no Instagram, como Mobli e Vine. O aplicativo Vine, lançado pelo Twitter no começo do ano, é o principal deles. O programa é somente para vídeos, de até 6 segundos, que são publicados pelos usuários. O aplicativo foi baixado 13 milhões de vezes desde o lançamento e ganhou versão para Android.

Mas o novo serviço incorporado ao rival Instagram também mostrou força. Nas primeiras 24 horas que se seguiram ao lançamento da nova ferramenta, os usuários postaram 5 milhões de vídeos. Durante a final da NBA, o campeonato de basquete norte-americano, realizada na última quinta-feira, aproximadamente 40 horas de vídeos foram postadas por minuto na rede social.

Preferência nacional
No Brasil, onde quase a totalidade dos usuários de internet (98%) utiliza seu tempo online para acessar redes sociais, de acordo com a E.Life. Outra pesquisa divulgada na semana passada, a TIC Domicílios 2012, do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), mostra que, entre as atividades de comunicação preferidas por quem acessa a internet no Brasil, "participar de sites de relacionamento como Orkut, Facebook e LinkedIn" é a motivação da maioria dos entrevistados. Esse tipo de serviço é preferido por 73% dos usuários brasileiros, contra 70% para uso do e-mail e 59% para mensagens instantâneas, entre outras opções. Na região Nordeste, a participação nos ditos "sites de relacionamento" é uma opção preferida por 72% dos usuários. Este percentual é igual ao da região Sul e só fica abaixo do número da região Sudeste, que é de 74%.

A pesquisa TIC Domicílios 2012 também revela que a utilização das redes sociais está disseminada em proporções similares por todas as classes sociais.

"Essa atividade de uso das redes sociais no Brasil ocorre praticamente de forma independente do nível socioeconômico. Populações das classes A, B , C , D e E usam quase que igualmente o Facebook e o Orkut. Isso, de certa forma, explica essas experiências que temos vivido nas últimas semanas, nas quais o nível de mobilização por meio das redes sociais se dá de forma muito expressiva", avalia Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

O Facebook é a grande preferência nacional, acessado por 81% dos entrevistados na pesquisa da E.Life. Mas as redes sociais que mais se destacam com crescimento em relação à pesquisa passada foram o Google+, aumentando sua fatia com incremento de 14 pontos percentuais em cadastros e 10 pontos em utilização, e a rede profissional LinkedIn cresceu 21 pontos em cadastros e 5 pontos em utilização. Enquanto isso, o Orkut continua afudando, com queda de 18 pontos percentuais na fatia de cadastros realizados e de 14 pontos em utilização. Hoje, a antiga rede social do Google só é mais utilizada para jogos online.

Relação com marcas
O hábito de utilizar demonstrar seu gosto por marcas de empresas é também uma característica de destaque entre os usuários de rede social no Brasil. No Facebook, 93.3% dos usuários curtem os perfis de marcas que admiram. E a grande maioria faz isso para manifestar apoio. A mídia social é o quarto canal mais utilizado pelos usuários para se comunicar com os serviços de atendimento ao consumidor das empresas. Nos últimos seis meses, esse foi o método utilizado por 52% dos usuários. Os meios preferidos foram o telefone (78%), e-mail (73%) e sites das próprias empresas (72%). 

FONTE:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1283694

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