Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13, 16-17
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16"Felizes sois vós, porque vossos olhos vêem e vossos ouvidos ouvem.
Sexta-feira, 26 de Julho de 2013.
Santo do dia: São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria Santíssima; Beatas Maria Margarida de Santo Agostinho Bonnet e companheiras, virgens e mártires
Cor litúrgica: branco
Primeira leitura: Eclesiástico 44, 1.10-15 Leitura do livro do Eclesiástico:
1Vamos fazer o elogio dos homens famosos, nossos antepassados através das gerações. 10Estes, são homens de misericórdia; seus gestos de bondade não serão esquecidos. 11Eles permanecem com seus descendentes; seus próprios netos são a sua melhor herança. 12A descendência deles mantém-se fiel às alianças, 13e, graças a eles, também os seus filhos. Sua descendência permanece para sempre, e sua glória jamais se apagará. 14Seus corpos serão sepultados na paz e seu nome dura através das gerações. 15Os povos proclamarão a sua sabedoria, e a assembléia vai celebrar o seu louvor.
- Palavra do Senhor. - Graças a Deus
Salmo 132
O Senhor fez a Davi um juramento, uma promessa que jamais renegará: "Um herdeiro que é fruto do teu ventre colocarei sobre o trono em teu lugar!
R: O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.
Pois o Senhor quis para si Jerusalém e a desejou para que fosse sua morada: "Eis o lugar do meu repouso para sempre, eu fico aqui: este é o lugar que preferi!"
R: O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.
"De Davi farei brotar um forte Herdeiro, acenderei ao meu Ungido uma lâmpada. Cobrirei de confusão seus inimigos, mas sobre ele brilhará minha coroa!"
R: O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13, 16-17
- Aleluia, Aleluia, Aleluia! - Esperavam estes pais a redenção de Israel, e o Espírito fo Senhor estava sobre eles (Lc 2, 25)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16"Felizes sois vós, porque vossos olhos vêem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram".
- Palavra da Salvação. - Glória a Vós, Senhor
Comentário do dia Beato Guerric de Igny (c. 1080-1157) Abade cisterciense -2º sermão para a Anunciação; SC 202
Maria, a terra boa que dá fruto
O Verbo, a Palavra de Deus, fez-Se carne e habitou entre nós (Jo 1,14). [...] A Sabedoria de Deus (1Cor 1,24) começou a construir para Si a morada (Prov 9,1) de um corpo como o nosso no seio da Virgem [...]; sem a cooperação de homem, tomou do corpo da Virgem a carne destinada à nossa redenção. E o Senhor dos exércitos está connosco (Sl 45,8) desde este dia, o Deus de Jacob é a nossa força, porque o Senhor tomou a nossa condição humana para que a glória habite na nossa terra (Sl 84,2).
Sim, Senhor, Tu abençoaste a terra, a terra abençoada entre todas as mulheres (Lc 1,28). Tu difundiste a graça do Espírito Santo para que a nossa terra dê o fruto das suas entranhas (Sl 84,13) e para que, do orvalho descido dos céus sobre o seio virginal, germine o Salvador (Is 45,8). Esta terra tinha sido amaldiçoada por causa do Mentiroso (Jo 8,44) e, mesmo quando era trabalhada, dela nasciam espinhos e cardos para os herdeiros da maldição (Gn 3,17-18). Mas hoje a terra foi abençoada pela presença do Redentor, e produz para todos a remissão dos pecados e o fruto da vida, apagando nos filhos de Adão a marca da maldição original.
Sim, ela é abençoada, esta terra absolutamente virgem que, sem ter sido tocada, nem cavada, nem semeada, fez germinar o Salvador apenas do orvalho do céu, e fornece aos homens o pão dos anjos, alimento de vida eterna. Esta terra não cultivada parecia estar descarnada, mas tinha oculta em si uma colheita abundante (Sl 77,25); parecia um deserto inabitado, mas era um paraíso de delícias. Sim, este lugar solitário era o jardim onde Deus encontrava toda a sua alegria.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário