PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Morre Ana Cecília, menina que mobilizou redes sociais para doações de medula

Morre Ana Cecília, menina que mobilizou redes sociais para doações de medula

Ana Cecília recebeu a medula de sua irmã Letícia, de 7 anos, mas teve uma piora em seu quadro e não resistiu à doença

Ana Cecília Malveira, a menina de apenas 4 anosque ficou conhecida por mobilizar pessoas nas redes sociais em campanha de doação de medula, morreu na madrugada desta terça-feira, 10, no Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (ITACI), em São Paulo.

No facebook, a mãe de Ana Cecília, Juliana Nobre, postou uma mensagem de saudade e tristeza: "Ela se foi... Fica a saudade, a dor, o vazio no coração, na casa, no canto dela da cama, na cadeira da cozinha... Olho, procuro e não a vejo. Sinto falta do teu cheiro, da tua voz me chamando, da tua mãozinha macia me acariciando a noite... Me conforta pensar que agora tu és anjo e como tal, possui asas e voa livremente, sem dor, sem catéter, sem centro cirúrgico, comendo o que quer e brincando como sempre quis. Ela vai estar comigo sempre, aqui dentro do meu coração. Minha filhinha, minha Cecilinha, minha branquinha, o amor é imortal e a gente se amou muito. Um dia a gente se encontra...".
Doença
Em junho de 2011, os pais de Ana Cecília constataram um tumor em sua filha, que depois evoluiu e transformou-se em câncer de medula. Ao descobrirem, em agosto de 2012, que a filha precisaria de um transplante de medula alogênico, quando existe um doador compatível, eles se mudaram para São Paulo, onde o tratamento e a cirurgia poderiam ser feitos.


Em dezembro de 2012, Cecília sofreu uma piora e a cirurgia teria que ser feita com urgência, o que não era possível na Rede Pública devido à fila de espera. Foi então que os pais, Juliana Nobre e Ítalo Malveira, iniciaram uma campanha na rede social Facebook para ajudar a arrecadar fundos para o transplante. Sem o sucesso esperado, os pais entraram com uma ação na Justiça exigindo que o Governo do Estado custeasse a cirurgia. 

No dia 8 de março, a liberação do recurso foi anunciada pelo Governo do Estado, que disponibilizou R$ 500 mil para financiar os custos da cirurgia de transplante de medula óssea da menina. No mesmo dia, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) entrou com um pedido na Justiça para a suspender a liminar que obrigava o Estado a pagar os custos da cirurgia

Após longa espera, Ana Cecília recebeu a medula de sua irmã, Letícia, de 7 anos, em intervenção feita no Itaci, em março deste ano. O procedimento foi executado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e não demandou verbas do Governo do Ceará, segundo familiares. A doença de Cecília, no entanto, voltou de forma mais agressiva e ela não resistiu.
Saudade
O pai da menina, Ítalo Malveira, também deixou uma homenagem de carinho para a filha, através do Facebook, em que agradece a Deus pelo convívio com Cecília. "Do fundo do meu coração agradeço demais a Deus por ter me abençoado com esse anjo de luz chamado Ana Cecília! Descanse em paz e um até breve, pois acredito plenamente que nos encontraremos um dia! Te amo com toda minha força!!!", escreveu.
Entre 2010 e 2011, O POVO acompanhou o caso do menino Kaio, que conseguiu um doador na Alemanha. No último mês de outubro, outra campanha de doação de medula ossea mobilizou as redes sociais para o estudante Matheus de Oliveira.
Redação O POVO Online


Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK