Atletas temem que águas poluídas da baía prejudiquem seu desempenho nas competições olímpicas
Não basta treinar, cultivar a forma física máxima ou apurar o conhecimento das correntes e ventos cariocas.
Os britânicos que participam a partir deste sábado do evento-teste da vela para a Olimpíada na Baía de Guanabara, no Rio, acrescentaram à rotina de preparativos uma lista de suplementos vitamínicos, probióticos e óleo de peixe para evitar infecções intestinais; enxagues bucais antibacterianos no meio do treino; e, na dúvida, um copo Coca-Cola quando saem da água.
"Dizem que a Coca-Cola mata tudo dentro do seu estômago, e para a maioria das pessoas deixa um gosto bom no trajeto", justifica o técnico responsável pela equipe de vela britânica, Stephen Park, acrescentando que virou rotina para os atletas tomar uma espécie de banho de gato com água mineral nos intervalos.
"Basicamente estamos fazendo tudo o que podemos para ter as melhores condições de higiene possíveis e preparar a saúde intestinal dos nossos atletas rumo às Olimpíadas, para que eles fiquem menos suscetíveis a adoecer", diz Park à BBC Brasil, numa conversa sobre como a poluição na Baía de Guanabara tem afetado os treinos e as expectativas para 2016.
Park e uma trupe de cerca de 50 velejadores britânicos está no Rio desde o fim de julho para se preparar para os eventos-teste, que começam neste sábado e terminam no dia 22. As três raias olímpicas serão testadas por 339 atletas de 52 países. É o segundo evento-teste do esporte, após o realizado em agosto do ano passado.
A equipe britânica já está classificada para todas as 10 categorias olímpicas em 2016, mas ainda definindo os atletas que virão.
LEIA MAIS
FONTE:
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/08/150814_rio2016_guanabara_atletas_jc_cc
Nenhum comentário:
Postar um comentário