A tendinite é uma inflamação nos tendões, estruturas semelhantes a cordas que ligam os ossos e os músculos. Como o tendão é menos resistente que os ossos e menos flexível que os músculos, ele costuma ser o primeiro a dar sinais de problemas quando fazemos um esforço muito grande.
Com o passar dos anos, a inflamação tende a piorar por causa da má circulação. Por isso, pessoas idosas podem apresentar mais episódios de tendinite, além das doenças reumáticas.
Tratamento da Tendinite
Para o tratamento da tendinite, assim como de qualquer outra doença, o ideal é procurar um médico. Ele poderá fazer uma avaliação da situação para indicar o melhor anti-inflamatório. Além disso, o uso de compressas pode ser uma boa opção para aliviar a dor e melhorar a irrigação sanguínea no local. A dúvida que surge, no entanto, é se devemos usar compressa quente ou fria.
Compressa Quente
A compressa quente tem a função de aliviar as inflamações. Ela estimula a circulação sanguínea no local e o sangue é responsável por levar células de defesa. Por isso, o calor é muito bom para conter não só o processo inflamatório, mas também o inchaço.
Compressa Fria
A compressa fria, por sua vez, tem ação anestésica. Ela é mais indicada para o momento logo após a lesão, porque comprime os vasos sanguíneos e diminui a dor. O inchaço momentâneo pode ser impedido pela aplicação de gelo, assim como a formação de edemas.
Contraste
O contraste consiste na aplicação de compressas frias e quentes. Esse tratamento mais “radical” serve para estimular rapidamente a circulação sanguínea no local, agindo como uma massagem. Se o processo inflamatório for mais grave, ele será aliviado com rapidez usando a técnica do contraste.
Compressa Para Tendinite
Com essa explicação, fica mais fácil entender o funcionamento das compressas em nosso organismo. A compressa quente é mais indicada para inflamações, como é o caso da tendinite. Se a dor for intensa, você também pode optar pelo contraste. As compressas de gelo podem aliviar a dor no local e também funcionam em conjunto com anti-inflamatórios.
Dicas:
- Repousar o tendão inflamado é essencial para combater o problema, pois se o esforço causador for permanente, você não melhorará;
- Exercícios de fortalecimento muscular podem ajudar a evitar que a tendinite se torne persistente;
- Antes de fazer atividades que exigem muito, lembre-se da importâncias dos alongamentos;
- Ao realizar qualquer atividade, respeite o limite da dor para não agravá-la e favorecer o aparecimento de uma inflamação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário