Conheça mais sobre as propriedades medicinais da mutamba: árvore de frutos adocicados encontrada em todo o Brasil. Veja como utilizar sua casca e suas folhas para tratar diferentes problemas de saúde.
A mutamba (nome científico Guazuma ulmifolia) é uma árvore frondosa, que pode chegar a 30 metros de altura.
Por Receita Natural - Ela pode ser encontrada em quase todo o território brasileiro e também em alguns outros países da América do Sul, como México, Cuba, Peru, Argentina, Bolívia e Paraguai. Os frutos, de cor escura, são comestíveis e têm sabor adocicado, mas é na casca que se concentram os principais princípios ativos da mutamba, que não são poucos. Popularmente, ela é bastante conhecida na produção de cosméticos, sobretudo no tratamento de doenças do couro cabeludo, como a queda intensa de cabelo, a caspa e a seborreia, problemas bastante comuns entre homens e mulheres. Conheça mais sobre esta planta medicinal.
Nomes Populares da Mutamba
Como esta árvore pode ser encontrada em uma vasta área, em diversos países e regiões diferentes, a forma com que é chamada pelas pessoas também pode variar. Veja alguns nomes populares da mutamba:
- mutamba-preta
- guaxima-macho
- cabeça-de-negro
- periquiteira
- chico-magro
- envireira
- pau-de-bicho
- camacã
- embireira
- pau-de-motamba
- araticum-bravo
- cabeça-de-negro
- coração-de-negro.
Propriedades Medicinais
Em todos os países onde pode ser encontrada, a mutamba é usada para diferentes fins medicinais. De acordo com a medicina popular, a planta tem propriedades adstringente, depurativa, cicatrizante, antisséptica, sudorífica e desobstruente do fígado. Por isso, seu uso é indicado para o tratamento de:
Leia Também:
Um comentário:
Gostei da sua imformacao, é uma pena que aqui na Alemanha nao se encontra essa planta como chá. Ivone
Postar um comentário