Fofocar faz bem à saúde, diz estudo |
Os fofoqueiros e fofoqueiras de plantão podem comemorar - mas não vou contar para minha vizinha que não sai da janela -, um estudo realizado pela Universidade da Califórnia revela: Fofocar faz bem à saúde.
A pesquisa que avaliou 51 pessoas concluiu que fofocar colabora para a manutenção da ordem por meio da crítica.
O ato de fofocar (que alguns entendem como falar mal dos outros) pode trazer, de fato, alguns benefícios. Diminui o estresse e pode ser importante para evitar abusos e comportamentos inadequados. Descobriu que, apesar de a fofoca ter uma péssima reputação, existem evidências de que tem um papel crucial na manutenção da ordem social.
No estudo, os pesquisadores observaram, por exemplo, os benefícios terapêuticos de fofocar. Os batimentos cardíacos dos participantes aumentavam quando viam alguém se comportando mal. Mas, o aumento era moderado se pudessem comentar esse comportamento pernicioso com outros. Ao divulgar a informação sobre o mal comportamento, as pessoas se sentiam melhor e isso amenizava a frustração provocada pela atitude que havia originado a fofoca.
Como foi o estudo sobre o ato de fofocar fazer bem à saúde
51 voluntários foram conectados a monitores de frequência cardíaca, enquanto observavam pessoa que jogavam um jogo onde precisavam compartilhar pontos.
Depois de algum tempo, os jogadores perceberam um trapaceiro e o outro jogador foi avisado, desacelerando os batimentos cardíacos. Quanto mais altruístas, mais aliviados depois de passar o alerta.
LEIA MAIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário