PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Remédio para os sintomas da Má Circulação nas Pernas

Inchaço e dor nas pernas são sintomas da má circulação
Veja várias dicas para melhorar a circulação sanguínea das pernas e aliviar os sintomas do inchaço nas pernas. Aprenda também a fazer o chá de ervas, um remédio natural, para combater esse problema. 
Por Receita Natural
A má circulação é um problema causado por diversos fatores que podem dificultar a passagem do sangue pelas veias e artérias. Ele é mais comum no inverno, porque as temperaturas baixas fazem com que as artérias se contraiam, dificultando que o sangue circule adequadamente.
Além do fator climático, as mulheres são as principais vítimas, sobretudo aquelas que estão acima do peso e que fazem uso de pílulas anticoncepcionais.

Chás e Receitas Caseiras

Algumas plantas e ervas podem ajudar na circulação sanguínea. Por isso, receitas caseiras como o chá de castanha da índia, o chá de carqueja e o xarope de cebola e alho podem ajudar a aliviar o problema. Outra dica é o chá feito com as seguintes ervas:
  • 1 punhado de alecrim
  • 1 punhado de hamamelis
  • 1 punhado cipó cruzeiro
  • 1 punhado de cavalinha
  • 1 punhado de jasmim
  • 1 punhado de macela (ou marcela)
  • 1 litro de água
Primeiro ferva a água. Depois adicione as ervas, tampe e deixe abafado por cerca de 15 minutos. Coe e reserve em uma jarra para tomar durante o dia. A posologia é de 2 a 4 xícaras diárias do chá para ajudar na circulação.

Dicas Para Melhorar a Circulação

Algumas medidas simples também podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea. O ideal é seguir todas elas, principalmente se você já apresenta sintomas da má circulação. Para quem não sente nenhum problema, serve de alerta para evitar problemas circulatórios.
Roupas e Sapatos: As roupas e sapatos que utilizamos podem interferir diretamente na circulação. Sapatos e tênis apertados demais podem impedir a circulação nos membros inferiores, causando inchaço nos pés e nas pernas. As roupas que apertam demais também são ruins. Prefira sempre as peças mais confortáveis, sobretudo se a temperatura estiver muito alta.
Alimentação Rica em Fibras: As fibras desempenham diversos papeis importantes em nosso organismo. Dentre eles está a boa digestão, que dificulta a elevação da pressão na região abdominal. Assim, os alimentos fibrosos, como cereais integrais, frutas e verduras, previnem a debilitação causada nas veias por causa da pressão abdominal, ajudando a evitar hemorroidas, varizes e a prisão de ventre.
Elevar as pernas: Quando sentimos que as pernas estão muito pesadas ou mesmo doloridas, é muito provável que o problema seja circulatório. Por isso, pessoas que trabalham muito tempo na mesma posição devem tomar certos cuidados para evitar que isso aconteça. Elevar as pernas um pouco, mesmo que durante alguns minutos, já ajuda. Em casa, coloque as pernas mais elevadas que o resto do corpo quando observar o inchaço. Uma dica é usar um travesseiro ou almofada embaixo dos pés antes de dormir.
Exercício Físico: A atividade física regular é muito benéfica para o nosso corpo e também pode evitar a má circulação. Isso acontece porque os músculos exercitados se expandem e pressionam as veias, fazendo com que o sangue seja empurrado. Além disso, os exercícios previnem a formação de placas de gorduras no interior das artérias, o que compromete a circulação.
Gorduras Boas: As gorduras do tipo poli-insaturadas são outra ótima pedida para quem quer manter a boa circulação sanguínea. Os peixes de água fria, como o salmão, a sardinha e o arenque, e os óleos extraídos de vegetais são as principais fontes desse tipo de gordura. Em nosso organismo, elas tornam o sangue menos viscoso, facilitando a circulação. Além disso, as gorduras poli-insaturadas também regulam a pressão porque dilatam os vasos sanguíneos. O ideal é consumir mas gorduras boas e menos gorduras de origem animal, que podem ser prejudiciais.
Hidratação: Manter o corpo bem hidratado é mais uma forma de melhorar a circulação do sangue. O ideal é beber de 2 a 3 litros de água e outros líquidos diariamente para garantir o bom funcionamento do organismo. Com a quantidade adequada de água o corpo elimina melhor as toxinas e evita o inchaço.
Temperaturas Extremas: Comentamos antes que o frio pode prejudicar a circulação, mas o calor também não ajuda. Na verdade, essas temperaturas extremas interferem diretamente nas veias, agravando possíveis problemas circulatórios. No frio, o problema é a contrição das artérias dificultando a passagem do sangue. Já no calor o que ocorre é a vasodilatação de capilares, causando inchaço e peso nas pernas. É difícil evitar essas temperaturas, mas quem sofre com problemas de circulação deve buscar se proteger da exposição ao calor ou ao frio.
Massagens: As massagens são excelentes para melhorar a circulação, além de relaxar o corpo. Com os movimentos leves nos membros é possível favorecer a irrigação dos tecidos estimulando a circulação sanguínea. Você mesmo pode aplicar um creme ou óleo e massagear as pernas diariamente.
Meias de Compressão: Em alguns casos as meias de compressão podem ser uma boa alternativa. Ao pressionar os músculos das pernas, elas favorecem o retorno do sangue pelas veias, subindo até o coração. Esse efeito previne a formação de varizes e pode atenuar os inchaços e peso nas pernas.
Não Fumar: A nicotina e outras substâncias nocivas contidas no cigarro danificam as paredes das artérias. Esse processo é altamente prejudicial para a circulação, o que explica os casos de necrose e até de amputações causadas pelo fumo.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK