PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 15 de março de 2018

Descobrindo o universo: saiba mais sobre a vida e obra de Stephen Hawking

(Foto: Liam White / Alamy Stock Photo)
Por Olhar Digital - Nesta quarta-feira, 14, o físico britânico Stephen Hawking faleceu. Conhecido em geral por sua luta contra a doença que o afligiu a vida toda e por seus eventuais pronunciamentos sobre alienígenas e inteligência artificial, ele foi, no entanto, um dos físicos mais importantes do século XX. Suas ideias e pesquisas são a base do que hoje consideramos verdadeiro sobre a origem e a natureza de todo o universo. 
Além de um cientista genial, Hawking também foi uma figura muito importante para a comunidade cientifica. Ao longo de sua vida, ele lutou pela divulgação, prevenção e tratamento da ELA (esclerose lateral amiotrófica, a doença que o afligia) e se esforçou para tornar os conceitos relativamente abstratos que pesquisava acessíveis ao maior número possível de pessoas.
Afinal, as perguntas que Hawking tentou responder são perguntas que muitos nós fazemos ao longo da vida: "como o universo começou?", por exemplo, ou  "como o universo vai acabar?". Sem recorrer a pensamentos religiosos ou dogmáticos e recorrendo apenas à lógica e à ciência, ele conseguiu nos trazer muito mais próximos das respostas a essas perguntas do que antes.
Conheça mais, a seguir, sobre a vida de Stephen hawking e sua importância para a física atual.
Começo da vida
Hawking nasceu no dia 8 de janeiro de 1942 em Oxford, na Inglaterra. Seus pais eram um médico e uma graduada em humanidades que davam muito valor à educação. Embora ele viesse a se tornar um dos maiores físicos de seu tempo, ele inicialmente teve dificuldade com seus estudos. Mas com o tempo, ele começou a demonstrar interesse e aptidão pelas ciências. 
Segundo a biografia "Stephen Hawking: His Life and Work", de Kitty Ferguson, Hawking chegou a construir um computador chamado LUCE, feito de partes velhas de relógios e outros componentes mecânicos, enquanto ainda estava no colégio, com a ajuda de seu professor de matemática. Hawking de fato quis estudar matemática na universidade, mas seu pai queria que ele fosse para a Universidade de Oxford, onde na época não havia curso dedicado ao assunto. Por isso, Hawking acabou estudando física e química lá após ganhar uma bolsa em março de 1959.
Início de carreira e diagnóstico

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK