PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Doenças no fígado vão além da cirrose e da hepatite

Muitas pessoas desconhecem os problemas autoimunes que afetam o órgão
(foto: Pixabay)
Quando se fala em doenças do fígado, as pessoas logo pensam em cirrose e hepatite. Porém, o órgão pode ser acometido por outros problemas, incluindo autoimunes, que são caracterizados pela destruição progressiva dos canais biliares e chamados de colangite biliar primária e colangite esclerosante primária. Estas duas doenças têm algo em comum: a dificuldade no diagnóstico e desconhecimento.

"A colangite biliar tem sintomas que não são geralmente atribuídos a doenças hepáticas, tais como prurido [coceira] e fadiga excessiva, olhos e boca secos e dores articulares, fazendo com que o seu diagnóstico seja facilmente confundido com outras doenças. Isso dificulta seu tratamento precoce, que retarda a progressão da doença para cirrose e falência hepática com necessidade de transplante", explica o hepatologista Paulo L. Bittencourt.

A dificuldade está no diagnóstico correto. Segundo o médico, a doença e seus sintomas são tratados habitualmente de forma inadequada, permitindo que a colangite biliar primária progrida com impacto negativo na sobrevida e na qualidade de vida do paciente. Além disso, esses sintomas podem persistir por meses ou anos sem que a vítima receba um diagnóstico definitivo.
LEIA MAIS EM...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
Aviso Importante!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. E-mail: joseni_delima@hotmail.com FAVOR INFORMAR O LINK