PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

FILMES BRASILEIROS QUE VOCÊ PRECISA ASSISTIR

Cinema? A gente vê por aqui!
Cada produção nacional valoriza e mostra um lado ou um problema do nosso país, trazendo reconhecimento para o Brasil. Dessa forma, é importante que nós, brasileiros que nunca desistimos, acreditemos no poder do nosso cinema e nos reflexos que ele pode gerar. Valorize!

1. Aquarius

2016

Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o longa é uma mistura de drama e suspense, cujo enredo gira em torno de uma mulher chamada Clara, uma viúva de 65 anos que é a última moradora do edifício Aquarius, situado na orla da praia de Boa Viagem, no Recife. No decorrer do filme, nós podemos acompanhar o dia a dia da protagonista e suas relações pessoais com amigos e familiares. Dessa forma, vemos temas sobre especulação imobiliária, a forma como o tempo passa e memórias, assim como discute ideias sobre a vida e sexualidade de uma mulher na terceira idade.

2. De onde eu te vejo

2016

O longa é uma comédia romântica que foi dirigida por Luiz Villaça e aborda o término de um relacionamento de vinte anos entre Ana Lúcia (Denise Fraga) e Fábio (Domingos Montagner). Porém mesmo com milhares de lugares onde ele poderia morar, Fábio decide ficar em um apartamento no prédio ao lado da ex-mulher, cuja janela da sala dele fica de frente para a dela e a partir daí o filme vai se desenvolvendo entre novos amores e saudades do antigo casamento.

3. Hoje eu quero voltar sozinho

2014

Vencedor de prêmios e até indicado ao Oscar em 2015, “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” é um ótimo filme que discute assuntos como a sexualidade na adolescência, a busca pela própria identidade e a procura por independência nessa idade.

4. 2 Coelhos

2012

2 coelhos é um filme de ação, escrito e dirigido por Afonso Poyart. O filme se destaca por incluir inovações até antes não vistas em longas nacionais, como: explosões, animações, efeitos especiais elaborados e referências da cultura pop. Um grande diferencial também é a não linearidade do filme, o que faz com que você precise assisti-lo até o final para entender a história. Além de tudo, ele ainda tem uma trilha sonora muito boa. Vale muito a pena incluí-lo na sua lista de próximos filmes para assistir!

5. Tropa de Elite 1 e 2

2007 e 2010, respectivamente

Com certeza, você já pelo menos ouviu falar dos clássicos Tropa de Elite 1 e 2, certo? Mas caso ainda não tenha assistido, este é um filme dirigido por José Padilha e estrelado por Wagner Moura, Caio Junqueira, André Ramiro e outros grandes nomes. O longa mostra o dia a dia do grupo de policiais do BOPE e seu capitão. O filme aborda temas como a realidade nas periferias brasileiras e também a corrupção que existe dentro dos batalhões.

6. Lisbela e o Prisioneiro

2003

Dirigida por Guel Arraes, o filme é uma comédia romântica que se passa em Pernambuco durante o século XX. O enredo é uma adaptação da peça de teatro de Osman Lins. O longa conta a história de um malandro conquistador e aventureiro chamado Leléu e da mocinha sonhadora Lisbela, que adora ver filmes norte-americanos e sonha com os heróis do cinema.

7. Carandiru

2003

O filme é do gênero drama e é outro título que se você nunca assistiu, pelo menos já ouviu falar em algum momento da sua vida. O longa é uma superprodução baseada no livro “Estação Carandiru” de Drauzio Varella, onde ele narra suas experiências com a dura realidade dos presídios brasileiros em um trabalho de prevenção à AIDS realizado na Casa de Detenção. O enredo aborda o cotidiano da conhecida Carandiru, antes e durante o massacre ocorrido em 2 de outubro de 1992, em que 111 presos foram assassinados pela polícia.

8. Cidade de Deus

2002

O longa gira em torno de Buscapé (Alexandre Rodrigues), um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresceu em um universo periférico cercado pela violência. O protagonista vive na Cidade de Deus, uma favela carioca considerada um dos locais mais violentos do Rio. Com medo de render-se à realidade e tornar-se mais um bandido, ele começa a buscar alternativas para levar uma vida diferente, o que o leva para a profissão de fotógrafo, onde começou tentando mostrar o dia a dia da favela em que vive por meio do seu olhar com a câmera.

9. Edifício Master


2002

Edifício Master é um documentário brasileiro que mostra o cotidiano de moradores deste edifício que fica situado em Copacabana. Com 12 andares e 23 apartamentos por andar, 37 moradores contaram suas histórias e permitiram que Eduardo Cunha e sua equipe conseguissem extrair ao máximo de suas histórias íntimas de vida.

10. Madame Satã

2002

Estrelado por Lázaro Ramos, o filme é uma mistura de drama com biografia e conta a história de João Francisco, um artista transformista que está preso, mas sonha em se tornar um astro. Após sair da prisão, ele passa a viver com Laurita, uma prostituta e também sua "esposa". E assim, em um bar chamado Danúbio Azul, João começa a se transformar no mito Madame Satã, um nome que foi retirado do filme original “Madame Satã” (1932), que João assistiu e se inspirou.

11. O Auto da Compadecida

2000

Um clássico do cinema brasileiro que conta as aventuras de dois nordestinos. Um deles é João Grilo (Matheus Nachtergaele), um homem pobre e mentiroso, e Chicó (Selton Mello), um homem muito covarde. Ambos vivem em extrema pobreza e lutam para ter o que comer em todos os dias. Assim, os dois passam por muitas situações enquanto enganam todos do vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. Por fim, uma reviravolta acontece trazendo a salvação dos dois graças à aparição de Nossa Senhora (Fernanda Montenegro) na vida dos dois.

12. Dona Flor e seus Dois Maridos

2017

O filme é uma adaptação do filme original feito em 1976 e conta a história da sedutora Dona Flor (Juliana Paes), uma professora de culinária de Salvador. Dona Flor é casada com Vadinho (Marcelo Faria), que morre em determinado momento, porém ela se casa novamente com Teodoro (Leandro Hassum). Ao decorrer do filme, Vadinho volta em espírito para a vida de Dona Flor, que fica dividida e sem saber o que fazer com os seus dois maridos.

13. Ó Pai, Ó

2007

O longa do gênero comédia musical conta a história dos moradores de um cortiço do centro histórico do Pelourinho, em Salvador. Tudo acontece no último dia do Carnaval, em que todos os moradores estão curtindo com muita música e alegria, até o momento em que a síndica do prédio, Dona Joana, incomodada com a farra dos condôminos, decide acabar com a festa fechando o registro de água do prédio. Mesmo se tratando de uma comédia, o filme aborda temas como um lado desconhecido de Salvador, do seu carnaval e do contraste social, tocando em assuntos importantes, como: violência, drogas, preconceito e racismo.

14. Cazuza - O tempo não para


2004

O filme conta a vida louca que marcou o percurso do cantor Cazuza, interpretado por Daniel de Oliveira, mostrando desde o início de sua carreira, em 1981, até a sua morte aos 32 anos, em 1990. O longa mostra todo o sucesso com a banda Barão Vermelho, mas também a carreira solo, suas músicas e todas as superações que o cantor passou, mesmo debilitado pela AIDS.

15. Nise - O coração da loucura

2015
Nise também é uma mistura entre drama e biografia. Estrelado por Glória Pires, o filme conta a história de Doutora Nise da Silveira que, ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no Rio de Janeiro, propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem de esquizofrenia, eliminando as técnicas que usavam eletrochoque e lobotomia. Com a não aceitação de sua proposta, seus colegas de trabalho a isolam, porém ela assume o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, por meio do amor e da arte.

POR MENSAGENS COM AMOR

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK