PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 28 de março de 2019

10 espécies salvas da extinção

Os animais que estão em extinção são aqueles que, por algum motivo, existem poucos animais de tal raça. Mostramos alguns animais que quase foram extintos mas conseguiram ser salvos!
.
Você sabia que até há alguns anos, os hamsters eram animais passíveis de extinção? Assim como os piolhos e os cavalos selvagens da Mongólia! Confira quais são os outros animais que por pouco não escapam de serem extintos!


Piolho

Natasha Romanzoti

O piolho comum só é capaz de sobreviver em seres humanos. Muitos parasitas são específicos de espécies. Quando uma criatura se extingue, dezenas de parasitas também. No entanto, piolhos são de nosso interesse, porque podemos nos beneficiar deles (incrivelmente). A infestação por piolhos na infância, apesar de irritante, é inofensiva. E, especialmente em locais com saneamento precário, os piolhos aumentam a nossa imunidade natural a parasitas mais perigosos que transmitem uma série de doenças potencialmente mortais. A civilização moderna destruiu a necessidade dos piolhos, mas as pessoas que vivem na extrema pobreza ainda se beneficiam desta imunização natural. Mesmo que não tivéssemos essa intenção, simplesmente por continuar existindo nós permitimos que os piolhos existissem também.

Abacate

Muitas plantas dependem dos animais para se propagar. Por exemplo, as plantas cobrem suas sementes com uma camada saborosa (fruta), persuadindo animais famintos a comê-la e defecarem suas sementes mais tarde. Isso garante a propagação e distribuição da planta em uma área ampla. O abacate evoluiu desta forma. No entanto, como uma semente de abacate é comparável a um ovo de galinha em tamanho, devemos perguntar: que tipo de animal poderia passar uma semente de abacate por seu aparelho digestivo? Os seres humanos são animais relativamente grandes, e ainda assim a saída de comida em nossos estômagos é de apenas dois milímetros de diâmetro. Os animais grandes o suficiente para passar uma semente de abacate pelo estômago, portanto, eram tremendamente maiores – e essa megafauna foi extinta cerca de 12.000 anos atrás. O abacate também poderia ter sido extinto, se não fosse pelos povos famintos da América Central, que cuidadosamente propagaram a planta com a mão. Apesar de não natural, abacates sobreviveram dessa forma por milhares de anos. A maioria é inteiramente dependente de que nós a plantemos. Se parássemos com isso, abacates perderiam seu único meio de propagação, e pereceriam logo depois.

Hamsters

No início do século passado, um zoólogo capturou vários roedores estranhos e raros na Síria. Estes tinham sido descritos um século antes e foram nomeados de hamsters sírios, ou hamsters dourados. Entre eles, estava somente uma fêmea. Agora é raro encontrar hamsters após tais exemplares terem sido capturados; acreditava-se que eles estavam extintos na natureza. Depois de estudá-los e reproduzi-los por várias gerações para aumentar a sua população, um número deles escapou do laboratório do pesquisador, enquanto os outros se tornaram os ancestrais dos animais de estimação atuais. Cada hamster dourado hoje pode ser geneticamente ligado à única fêmea capturada há muito tempo, e todas as conclusões até agora indicam que os hamsters “selvagens” de Israel também são descendentes dos fugitivos originais. Se não fosse pelas ações de um biólogo, esses animais hoje não existiriam.

Medusagyne oppositifolia

Essa árvore, com o nome popular de árvore água-viva por causa de suas flores, que se assemelham a tentáculos, parecia estar extinta até o século passado, e, desde então, só existe em algumas pequenas populações experimentais, que são cuidadosamente guardadas em parques nacionais em Seychelles. É uma planta antiga, mal adaptada ao clima de hoje. A população tem diminuído naturalmente durante milhares de anos, devido a mudanças naturais no clima da Terra, embora tenha persistido a tal ponto que três árvores foram encontradas lutando para sobreviver em 1970. Agora, são protegidas por lei e botânicos trabalham para entender como ajudá-la. Suas sementes não podem germinar em estado selvagem, só em condições muito úmidas. Hoje, a população subiu para 50, mas a árvore ainda segue mal adaptada e, sem intervenção humana constante, não poderia sobreviver.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK