PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 30 de março de 2019

Há 110 anos, 1º carro chegava ao Ceará e era puxado por jumentos, pois ninguém sabia ligar

..
Era manhã do vigésimo sexto dia de março de 1909 quando desembarcou na antiga Praia do Peixe, trazido de vapor dos Estados Unidos, o primeiro automóvel de Fortaleza. Comprado de segunda mão por oito mil réis, o veículo Rambler foi acompanhado por uma multidão assombrada enquanto descia da embarcação às ruas, até então dominadas por carroças, jumentos e cavalos. Havia, no entanto, um problema: ninguém sabia ligar o carro.

O jeito foi apelar para a gambiarra: arrumaram um jumento e amarram nele a joia americana. “Formou-se, ao redor do veículo e daquele jumento histórico, uma verdadeira procissão de curiosos, que acompanhou religiosamente rua afora, observando-lhe os menores movimentos, notando-lhe o funcionar das rodas e (...) admirando o ruidar barulhento de sua buzina”, relata o jornalista Raimundo de Menezes na memória Coisas que o tempo levou, de 1938.

Puxada pelo quadrúpede, a “máquina de última geração” percorreu cerca de um quilômetro entre o prédio da Alfândega (hoje a Caixa Cultural, na Praia de Iracema) até o Cassino Cearense, na rua da Palma (hoje rua Major Facundo, no Centro), onde foi recebido pelos novos proprietários, os pioneiros Meton de Alencar e Júlio Pinto. Durante todo o trajeto, o apito estridente da buzina fazia a festa da garotada e parava a cidade em curiosidade.

O POVO

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK