@ |
POR TUA SAÚDE
A trombofilia acontece quando a pessoa tem maior facilidade para formar coágulos de sangue, aumentando o risco de complicações como trombose venosa, AVC ou embolia pulmonar, por exemplo. Assim, pessoas com esta condição normalmente apresentam inchaço no corpo, inflamação das pernas ou sensação de falta de ar.LEIA TAMBÉM: Saiba o que é a doença, suas causas, diagnóstico, prevenção e tratamento
CONFIRA O VÍDEO: Tudo sobre a Trombofilia
Os coágulos formados pela trombofilia surgem porque as enzimas do sangue, que fazem a coagulação, deixam de funcionar corretamente. Isso pode acontecer devido a causas hereditárias, pela genética, ou acontecer por causas adquiridas ao longo da vida, como por gravidez, obesidade ou câncer, e as chances também podem aumentar pelo uso de medicamentos, como anticoncepcionais orais.
Principais sintomas
A trombofilia aumenta as chances de formação de trombose no sangue e, por isso, os sintomas podem surgir caso haja complicações em alguma parte do corpo, como:
- Trombose venosa profunda: inchaço de alguma parte do copo, principalmente as pernas, que ficam inflamadas, vermelhas e quentes. Entenda o que é trombose e como identificar;
- Embolia pulmonar: intensa falta de ar e dificuldade para respirar;
- AVC: perda súbita de movimentos, da fala ou da visão, por exemplo;
- Trombose na placenta ou cordão umbilical: abortos de repetição, parto prematuro e complicações na gravidez, como eclâmpsia.
Em muitos casos, a pessoa pode não saber que tem trombofilia até o surgimento de um inchaço repentino, passar a ter abortos frequentes ou complicações durante a gravidez. Também é comum aparecer em pessoas idosas, já que a fragilidade causada pela idade pode facilitar o aparecimento dos sintomas.
O que pode causar trombofilia
O distúrbio da coagulação do sangue que acontece na trombofilia pode ser adquirido ao longo da vida, ou ser hereditário, passado de pais para filhos, pela genética. Assim, as principais causas incluem:
LEIA MAIS EM...
Saiba o que é a doença, suas causas, diagnóstico, prevenção e tratamento
CONFIRA O VÍDEO:
Saiba o que é a doença, suas causas, diagnóstico, prevenção e tratamento
CONFIRA O VÍDEO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário