PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 11 de janeiro de 2020

Quer ajudar seu filho a ir melhor na escola? Estimule-o a brincar e praticar esportes

O incentivo ao movimento dos pequenos faz com que diferentes habilidades sejam desenvolvidas, impactando inclusive no desempenho escolar
Móbiles e bolas atraem a atenção dos bebêsFoto: famveldman / stock.adobe.com
Você já pensou que incentivar seu filho a movimentar-se desde bebê pode torná-lo um adulto com melhor capacidade de pensar e agir em sociedade? Pesquisas mostram que as habilidades motoras desenvolvidas desde bem cedo são fundamentais para que desafios mais complexos – como a leitura e a matemática – sejam alcançados. E, com cada vez mais celulares nas mãos das crianças, é preciso redobrar a atenção: o desperdício dessas oportunidades pode limitar o potencial de uma pessoa, conforme o professor Rodrigo Flores Sartori, da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS. Ele é também doutor em Ciências do Movimento Humano e um dos pesquisadores que trabalha com esse tema no Rio Grande do Sul.

Sartori explica que a importância do movimento no desenvolvimento infantil reside no fato de que a capacidade de aprender ocorre a partir da forma como o bebê se move e se relaciona com o mundo, utilizando-se do movimento. É a maneira como ele experimenta a sensação de frio ao manipular uma pedra de gelo, por exemplo, que vai condicioná-lo a entender aquela sensação e definir até que ponto aquilo faz bem ou não para ele, se é bom ou ruim. É sendo desafiado a engatinhar em uma superfície inclinada ou com degraus que vai percebendo que existem diferenças de esforço a serem aplicados, conforme o local onde ele está, e criando as suas estratégias para superar os desafios.

– Recentemente, produzimos um estudo que apontou que essa interação impacta nos processos de aprendizagem e em uma série de aspectos do desenvolvimento infantil. Especificamente, percebemos que existe uma relação entre o desempenho das habilidades motoras e funções cognitivas (de aquisição de conhecimento) importantes para o sucesso dos alunos na escola – comenta o professor.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK