Mesmo sendo benéfico, o gengibre deve ser consumido com cautela |
POR BLOG DO PARCEIRO
Já falamos aqui no Receita Natural sobre os vários benefícios do gengibre. Ele ajuda na digestão, fortalece as defesas do organismo, tem ação anti-inflamatória e ainda é emagrecedor. Por ser um alimento termogênico, o gengibre acelera o metabolismo, fazendo com que gastemos mais calorias durante o dia.
Segundo pesquisas, o consumo de gengibre pode aumentar o gasto calórico em até 10%, o que explica o efeito emagrecedor.
Mas apesar desses benefícios, existem várias dúvidas em relação ao consumo do gengibre. Muito se fala sobre ele ser prejudicial para a saúde, porque elevaria a pressão arterial ou causaria problemas no aparelho digestivo. Será que esses comentários são verdadeiros? Para acabar de vez com a polêmica, levantamos informações sobre as possíveis contraindicações ao comer a raiz.
Tudo em Exagero Faz Mal
Até mesmo os alimentos e ervas naturais podem fazer mal à saúde se forem ingeridos em excesso ou de forma incorreta. Essa regra também vale para o gengibre. Se você tomar muito chá feito com a raiz, é possível que sinta agitação, insônia e palpitação. O consumo excessivo do alimento também causa desconforto estomacal, gases e má digestão. Em pessoas saudáveis, esses são os grandes riscos de se consumir o gengibre. O problema maior, na verdade, ocorre em indivíduos que já possuem algum tipo de doença, como veremos a seguir.
Gengibre Para Hipertensos
Pessoas que tem a pressão alta devem evitar o gengibre. Como a raiz tem substâncias que aceleram o metabolismo e aumentam a vasodilatação. Por isso, ele pode agravar a hipertensão. Se você é hipertenso, o ideal é não consumir o alimento, nem produtos feitos com ele, a não ser com a devida recomendação médica. Mas quem está com a pressão regulada não precisa ter medo de comer gengibre. Nesse caso, a aceleração do metabolismo tende a ser benéfica e não há risco do gengibre causar hipertensão em uma pessoa saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário