PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 1 de julho de 2020

O pescador que descobriu um dos maiores poços de petróleo do México e morreu na pobreza

O pescador Rudesindo Cantarell Jiménez encontrou um dos maiores tesouros energéticos da história do México. A área que leva seu nome tornou-se o motor do desenvolvimento do país no final do século 20, mas o homem que o descobriu morreu na pobreza e no esquecimento.
O Complexo Cantarell já foi o segundo maior campo
 de petróleo do mundo — Foto: Getty Images via BBC
POR G1
O que Rudesindo Cantarell Jiménez guardou por quase uma década foi a localização de um dos maiores tesouros energéticos que a natureza deu ao México.

Em 1958, o pescador de 44 anos viu pela primeira vez uma mancha negra no meio das águas azul-turquesa do mar Campeche, no sudeste do país. A princípio, ele não deu muita importância ou não quis dar, sabendo que isso poderia transformar a vida de Ciudad del Carmen.

"Um dia fui direto para o óleo. Vi que uma enorme bolha estava se espalhando na superfície... pensei que era petróleo e tive a ideia. Um dia disse à minha esposa 'ei, acho que há petróleo em Carmen'", disse Cantarell à revista Proceso em 1983.

A suspeita era verdadeira: naquele local próximo à costa, a empresa estatal Petróleos Mexicanos (Pemex) encontrou o maior campo de petróleo da história do país.

Sob as águas calmas, havia 40 bilhões de barris, um tesouro enorme que, na época, estava atrás apenas do campo de petróleo de Ghawar, na Arábia Saudita.

A área foi batizada de Complexo Cantarell, em homenagem ao humilde pescador que levou os engenheiros de petróleo da Pemex à sua descoberta.

E também significou tragédia para muitos, incluindo o próprio descobridor.

"Foi um acidente para Rudusindo Cantarell, que transformou para sempre a paisagem e a condição social de sua ilha", disse à BBC News Mundo, o serviço em espanhol da BBC, o cineasta Rubén Imaz, que pesquisou a vida desse pescador para produzir o filme fictício Tormentero.

Um homem do mar

LEIA MAIS EM: FONTE: G1https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/07/01/o-pescador-que-descobriu-um-dos-maiores-pocos-de-petroleo-do-mexico-e-morreu-na-pobreza.ghtml

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK