Segundo testemunhas que presenciaram a briga, as senhas são vendidas por R$ 50. Já a Caixa disse que aumentou o número de vigilantes e recepcionistas para agilizar o atendimento.
Por G1 CE
Dois homens trocaram chutes, socos e empurrões em frente à agência da Caixa Econômica Federal, no Bairro Pirajá, em Juazeiro do Norte, na manhã desta quinta-feira (27). Segundo uma testemunha, a briga aconteceu por conta da venda de senhas nas filas. A unidade tem registrado fila longa e aglomeração por conta do saque do auxílio emergencial do Governo Federal (veja vídeo acima).
De acordo com a Caixa Econômica Federal, o banco ''realiza ações sistêmicas para melhorar o atendimento nas agências e oferecer um serviço de qualidade aos beneficiários''. Segundo a Caixa, no caso das agências de Juazeiro do Norte, o banco aumentou o quantitativo de vigilantes e recepcionistas, além de iniciar a triagem a partir das 6h30, e ainda contar com o apoio do município na organização das filas e na estrutura para recepcionar a população da região.
Senha vendidas por R$ 50
Uma testemunha que ficou na fila e presenciou a briga disse que o motivo foi a venda de senhas. Ainda segundo a testemunha, algumas pessoas chegam ao local no dia anterior e dormem no local para tentar conseguir atendimento. E há outras também que chegam cedo, porém com outro propósito. Justamente para comercializar as senhas. As senhas, segundo a testemunha, é vendida por R$ 50.
"É um descaso com a população do Juazeiro do Norte. O gerente da Caixa Econômica só entrega 80 senhas e tem gente que dorme aqui desde 22 horas do dia anterior. Muitos, vão apenas para ocupar um lugar e garantir senha para vender no dia seguinte. Ontem [quarta-feira] vocês da reportagem mostraram que a Caixa diz que todo mundo é atendido, mas isso não é verdade", afirmou transtornada.
O G1 solicitou informações à secretaria da segurança e polícia militar sobre eventuais ações para coibir a venda de senhas na fila, mas até a publicação desta matéria não havia recebido resposta.
Atendimento por aplicativo
A Caixa ressalta a implementação de calendários escalonados de saque do Auxílio e do FGTS Emergencial e a abertura de agências aos sábados (700 no dia 29 de julho, 770 no dia 6 de agosto e mais 770 no último sábado - 22).
O órgão diz ainda que os clientes podem utilizar o aplicativo Caixa Tem que se encontra estável, registrando uma média de 8 milhões de acessos diários e 330 mil usuários por hora. Ainda segundo a Caixa, as unidades estão com fluxo de pessoas no interior limitado, para que seja possível manter a distância de no mínimo um metro entre as pessoas.
A Caixa afirmou que vem sendo efetuada sinalização dos pisos externos das agências, para organização de filas, de forma a garantir o devido afastamento entre as pessoas, e a triagem da fila externa das agências, para acelerar o atendimento, que foi reforçado com vigilantes e recepcionistas na organização das filas e orientação ao público.
O banco reforçou também que não é preciso madrugar nas filas, pois todas as pessoas que chegarem nas agências durante o horário de funcionamento, de 8h às 13h, serão atendidas. A Caixa orienta os beneficiários a priorizar os serviços oferecidos no Caixa Tem para movimentação dos recursos do Auxílio Emergencial, do FGTS Emergencial e do Benefício Emergencial (BEm).
FONTE: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/08/27/homens-brigam-em-meio-a-fila-do-auxilio-emergencial-na-caixa-de-juazeiro-do-norte-no-ceara-video.ghtml
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