O que você sabe sobre a vacina da COVID-19? TESTE AQUI!
Por Tua Saúde - A vacinação contra a COVID-19 é um tema bastante polêmico, especialmente porque as vacinas foram desenvolvidas em tempo recorde para tentar combater a pandemia mundial causada pelo novo coronavírus.
Por esse motivo, muitas dúvidas e mitos têm surgido sobre a vacina, especialmente relacionados com a sua segurança e eficácia. A seguir apresentamos uma lista das dúvidas mais frequentes, explicadas e esclarecidas com base em evidência científica.
1. A vacina é segura?
A vacina da COVID-19 foi sujeita a vários testes para garantir a sua eficácia, segurança e qualidade. Dessa forma, é considerada uma vacina completamente segura.
2. A vacina é obrigatória?
A vacina contra o novo coronavírus é fornecida gratuitamente e é voluntária, ou seja, só deve ser feita por quem desejar fazer a vacinação, não sendo obrigatória. Ainda assim, as autoridades de saúde recomendam a vacinação, como meio de proteção individual e para ajudar no controle da pandemia.
3. Quem pode tomar a vacina?
A vacina contra a COVID-19 está indicada para todas as pessoas, no entanto, é aconselhado consultar o médico em algumas situações específicas, como ter histórico anterior de alergias, principalmente a algum tipo de vacinação, ou ter enfraquecimento do sistema imune, como acontece em pacientes com câncer ou a fazer tratamentos que dificultem o funcionamento do sistema imunológico.
Uma vez que o acesso à vacinação é limitado, cada país implementou um plano de vacinação que divide a população em grupos de prioridade, de forma a providenciar as primeiras vacinas para as pessoas com maior risco de uma infecção grave. No caso do Brasil, o processo de vacinação acontece em 3 fases distintas:
- 1ª fase: trabalhadores da área da saúde, pessoas com mais de 75 anos, população indígena e pessoas com mais de 60 anos que vivam em instituições;
- 2ª fase: pessoas acima dos 60 anos;
- 3ª fase: pessoas com outras doenças que aumentem o risco de infecção grave por COVID-19, como diabetes, hipertensão, doença renal, entre outras.
Para saber qual o seu risco de ter uma infecção grave por COVID-19, por favor responda a este formulário:
Nenhum comentário:
Postar um comentário