Ideia é imunizar grupos prioritários e reduzir aglomerações nos demais locais de aplicação.
POR G1 CE - A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa-CE) publicou um edital de chamamento público para que redes de farmácias ou farmácias privadas em Fortaleza possam fazer parte de um projeto piloto de vacinação contra a Covid-19. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (6).As farmácias vão aplicar vacinas do Sistema Único de Saúde (SUS), disponibilizadas em seringas compradas pelo estado. Os imunizantes que podem ser utilizados são a CoronaVac e a AstraZeneca, que integram o Plano Nacional de Imunização (PNI).
No documento, está prevista a utilização desses estabelecimentos para aplicação de vacinas em grupos prioritários, preferencialmente idosos. Também podem ser gerenciadas as doses 2 dos demais grupos prioritários.
"A restrição de público tem o objetivo de deixar o atendimento mais dinâmico e evitar aglomerações nos estabelecimentos", explica a Sesa.
Conforme o edital, não haverá custos para o estado, e as farmácias vão ter de assinar um termo de cooperação técnica. A Secretaria considerou 14 requisitos para serem preenchidos, como a existência de alvará sanitário, espaço para drive-thru e necessidade de um vacinador habilitado. As farmácias devem ter, pelo menos, 10 das 14 exigências para serem aprovadas.
De acordo com o documento, "a estratégia de utilização das redes de farmácias vem sendo bem-sucedida em diversos estados e até mesmo em outros países". Segundo a Secretaria da Saúde, a ideia também visa reduzir contatos entre pacientes contaminados e não contaminados e reduzir o tempo para que seja atingida a imunidade rebanho.
O Ceará já aplicou ao todo, conforme o Vacinômetro da Sesa, 2.141.348 doses da vacina contra a Covid-19. Foram 1.293.260 de dose um e 749.088 de dose dois. Os dados foram computados até às 17h desta quarta-feira (5).
FONTE: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2021/05/07/governo-do-ceara-lanca-edital-para-que-farmacias-possam-vacinar-contra-a-covid-19-em-fortaleza.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário