Nem todo sintoma de tontura está relacionado à labirintite
POR NOTÍCIAS AO MINUTO - A tontura é uma queixa frequente em consultórios médicos e acomete 42% da população adulta da cidade de São Paulo, segundo estudo publicado pela Revista Brasileira de Otorrinolaringologia. Especialistas explicam que a tontura, embora comumente associada à labirintite, é um sintoma que pode indicar alterações neurológicas, vasculares ou do metabolismo."Depois de uma queixa de tontura, todo médico tem que perguntar o seguinte: 'o que você quer dizer com essa palavra?'", explica Márcio Salmito, otorrinolaringologista e coordenador do Departamento de Otoneurologia da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).
Segundo o médico, há uma dificuldade na definição de tontura, o que dificulta o diagnóstico. Isso porque, ao utilizar a palavra tontura, o paciente pode estar descrevendo situações completamente diferentes.
Uma delas é sensação ao se levantar muito rapidamente, que gera escurecimento da visão. O termo técnico que nomeia esse estado de um "quase desmaio" é lipotímia e pode indicar problemas na circulação sanguínea no cérebro, causados por doenças cardiovasculares ou apenas pelo mecanismo de postura, de se levantar rápido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário