Manoel Passos também explica sobre o surgimento da fogueira e a relação dos festejos juninos com o catolicismo. Festas também trazem características francesas, com as quadrilhas, além das adaptações do Brasil.
POR G1 BA - Mesa farta com comidas típicas do Nordeste, licor, fogueira e forró são alguns dos elementos do São João. Embora haja, no formato em que a festa é conhecida, fortes características brasileiras, os festejos juninos são de origem portuguesa, como explica o historiador baiano Manoel Passos."O São João é uma festa de origem portuguesa, quem nos colonizou. Ela veio da Península Ibérica, quer dizer, tem a origem bíblica. O grosso da comemoração vem de Portugal", conta.
Apesar da origem portuguesa e católica, os festejos também trazem características francesas, com as quadrilhas, além das adaptações do Brasil.
"As quadrilhas, apesar de serem de origem francesa, passaram por uma adaptação, uma estilização ao Nordeste, ao Brasil. Anarriê, por exemplo, é uma palavra francesa. Mas a gente introduziu [na quadrilha] o 'olha a chuva', 'olha a cobra' e as coreografias da quadrilha. Então, todos esses elementos compõem essa celebração desses festejos", conta.
CONTINUE LENDO EM: https://g1.globo.com/ba/bahia/saojoao2021/noticia/2021/06/03/historiador-da-ba-fala-da-origem-das-festas-juninas-importancia-na-cultura-popular-e-devocao-a-santos-festa-da-colheita.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário