Maior reservatório de água do estado, o açude Castanhão que abastece a região metropolitana de Fortaleza está com apenas 9,82% da capacidade máxima. Abastecimento, contudo, está garantido.
POR G1 CE - O Ceará possui apenas dois açudes volume acima de 90% da capacidade e outros 65 com volume inferior a 30%, de acordo com dados do portal hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) atualizados até esta segunda-feira (18). A situação deixa o estado em situação de alerta."O Ceará está quase que totalmente inserido no semiárido equatorial, caracterizado pela irregularidade climática. Sempre, independente do nível de reserva dos açudes, deve-se manter a diligência no uso da água. O estado hoje é considerado de alerta", afirmou a companhia em nota.
O açude Caldeirões, no município de Saboeiro tem 93,18% da capacidade; e o açude Germinal, em Palmácia, está com 91,87% do volume máximo. Nenhum se encontra sangrando.
Segundo a Cogerh, os volumes estão ligeiramente inferiores ao mesmo período do ano passado, mas são suficientes até o início da quadra chuvosa de 2022.
O volume geral dos reservatórios do estado hoje é de 24% da capacidade total ( 4 bilhões e 450 milhões de um total 18 bilhões que Ceará tem disponível.
CONTINUE LENDO EM: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2021/10/18/baixo-volume-de-agua-nos-acudes-coloca-ceara-em-estado-de-alerta-diz-cogerh.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário