POR CANAL DO ENSINO - Olá, leitor(a)!Uma Mente Brilhante (2002), O Jogo da Imitação (2014) e O Homem que Viu o Infinito (2016) são alguns dos vários filmes que falam sobre grandes matemáticos da história. Após assistir a essas produções, é quase impossível não admirar o universo dos números ou desejar possuir talento para a matemática. Este último, porque muitas vezes somos levados(as) a acreditar que trabalhar com números é muito difícil e algo reservado apenas para quem tem o dom.
Nesse sentido, e buscando descomplicar a ideia que se tem sobre o aprendizado de matemática, o Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM) — do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) — disponibiliza gratuitamente a Revista Malba. A publicação é baseada no método de Malba Tahan, apresentando problemas e desafios matemáticos de uma maneira divertida.
Revista Malba
Quando perguntados(as) sobre as dificuldades encontradas no aprendizado de matemática, muitos(as) estudantes respondem não verem função prática, por exemplo, no uso da fórmula de Bhaskara ou da geometria plana. Isso acontece porque, em alguns métodos de ensino, prioriza-se trabalhar fórmulas isoladamente e não a partir de situações cotidianas.
Com o intuito de simplificar e tornar lúdico o aprendizado da matemática, e para comemorar o Dia Nacional da Matemática (em 6 de maio, mesmo dia do nascimento de Malba Tahan), o CAEM organizou a publicação da Revista Malba. A proposta do periódico, já em sua 6ª edição, é recuperar o método de ensino usado em O Homem que Calculava, livro do famoso escritor árabe Malba Tahan.
Em todas as edições da revista, encontramos os mais distintos passatempos matemáticos inspirados — ou com pequenas modificações em relação aos originais — nas histórias de Beremiz Samir, protagonista do livro. Assim, é possível resolver os problemas a partir de lendas, caça-palavras e muitos outros desafios instigantes.
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